Fique por Dentro

Nasa vai testar 'robô cirurgião' autônomo na Estação Espacial

Nasa vai testar 'robô cirurgião' autônomo na Estação Espacial

A Nasa vai levar um robô cirurgião para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês para International Space Station).

O MIRA (Miniaturized In-vivo Robotic Assistant) sairá da Terra em 2024, e será testado em sua capacidade de realizar procedimentos médicos no espaço. Se os resultados forem positivos, a plataforma miniaturizada de cirurgia assistida por robótica será enviada para missões na Lua e em Marte, astros que se situam consideravelmente mais longe da órbita terrestre do que a ISS.

O cirurgião robô é criação do professor de engenharia da Universidade de Nebraska-Lincoln Shane Farritor, que já trabalhou em outros projetos da agência espacial americana.

 
Nasa levará robô cirurgião ao espaço em 2024 — Foto: Divulgação/UNL

Nasa levará robô cirurgião ao espaço em 2024 — Foto: Divulgação/UNL

A tecnologia de cirurgia robótica assistida já existe na Terra há algum tempo. Por aqui, os robôs permitem que médicos operem pessoas a distância, mesmo em lugares em que não há posto cirúrgico disponível. Com isso, a Nasa pode localizar um profissional especializado em qualquer área da medicina para operar astronautas no espaço.

 

O MIRA tem uma vantagem extra: ele pode operar de forma autônoma, ainda que com limitações, por enquanto. Isso significa que os procedimentos em Marte ou na Lua poderão dispensar um profissional humano. Nos testes no ISS, daqui a dois anos, o robô realizará procedimentos como cortar elásticos esticados e deslizar anéis de metal ao longo de um fio sem ser guiado por ninguém.

Outro ponto positivo do robô produzido pela Virtual Incision, empresa criada por Farritor em 2006, é que seus instrumentos podem ser inseridos por meio de pequenas incisões. Isso proporciona cirurgias menos invasivas, com melhores chances de recuperação. Há ainda a vantagem de ele pesar menos de 1 kg, característica que faz com que ele não tenha impactos significativos no custo da missão.

Durante o próximo ano, Farritor e sua equipe vão trabalhar para preparar o MIRA para a missão liderada pela Nasa. A expectativa do engenheiro é que o robô consiga operar de forma completamente autônoma na janela entre daqui a 50 e 100 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por - TechTudo

SICREDI 02