Forma espiral azulada e brilhosa no céu da Nova Zelândia impressiona internautas
Usuários de redes sociais publicam fotos de um fenômeno curioso visto no céu da Nova Zelândia na noite deste domingo. A incomum forma espiral azulada deixou os moradores intrigados quanto ao que pudesse ser e levantou dúvidas sobre sua verdadeira origem.
O físico Richard Easther, da Universidade de Auckland, disse ao jornal The Guardan que embora este episódio seja "estranho", ele é "facilmente explicável”. Easther explicou que essas "nuvens de aparência completamente maluca" se forma quando um foguete carrega um satélite em órbita. No caso, ele comentou que o fenômeno da vez foi causado pelo lançamento de um foguete da SpaceX, empresa de Elon Musk, realizado na Flórida, EUA, algumas horas antes.
— Quando o propelente é ejetado pelas costas, você tem o que é essencialmente água e dióxido de carbono; que forma brevemente uma nuvem no espaço que é iluminada pelo sol — afirmou Easther. — A geometria da órbita do satélite e também a maneira como estamos sentados em relação ao sol: essa combinação de coisas foi perfeita para produzir essas nuvens de aparência completamente maluca que eram visíveis da Ilha Sul.
A SpaceX lançou um foguete Falcon 9 transportando satélites Globalstar DM15. Conforme ele soltava sua carga, girava e liberava combustível, deixando um rastro de vapor que refletia a luz do sol. A pluma iluminada do foguete criou o redemoinho azul visível. Segundo a Sociedade Astronômica New Plymouth, um depósito de combustível foi a causa mais provável da espiral.
“A espiral que foi vista no céu nesta noite [dia 19] por volta das 19h30 era provavelmente um depósito de combustível ou uma pluma de escape de um lançamento de foguete SpaceX”, diz o post no Facebook.
Observador de estrelas, Alasdair Burns, disse ao portal local Stuff que a espiral foi "absolutamente bizarra".
— E muito, muito devagar, serenamente movendo-se para o norte através do céu noturno e então meio que se dissipando enquanto ia — acrescentou.
Por - O Globo