Fique por Dentro

Estudante brasileiro é campeão de estresse

Estudante brasileiro é campeão de estresse

Os números são assustadores: 56% dos alunos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados pela alta carga horária de estudos.

 

Além disso, o país ocupa o segundo lugar no ranking de 180 países pesquisados, no quesito ansiedade.

 

A pesquisa foi apresentada pelo Programa de Avaliação Internacional de Estudantes da Organização para Cooperação Desenvolvimento Econômico (OCDE). O pior desse cenário é que esses transtornos continuam com a entrada dos jovens nas universidades.

 

De acordo com a pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), 30% dos alunos das Universidades federais do Brasil procuram atendimento psicológico e 10% fazem uso de medicamento psiquiátrico. Além disso, as tentativas de suicídio aumentaram, segundo a Lei de Acesso à informação.

 

 

Assim, fica a pergunta como equilibrar vida pessoal, estudantil e profissional dos nossos jovens? O período da infância para o Ensino Médio passa muito rápido e esse estudante tem a pressão de escolher a sua carreira com 17 anos de idade.

 

É fato que é preciso “correr atrás”, estudar, e etc, mas o lazer e ter bons relacionamentos nessa transição é o que fará esse jovem ser feliz antes de tudo e conseguir optar por uma profissão que realmente faça sentido para ele.

 

Logo, pais, professores, dirigentes estudantis, e os próprios alunos(a) podem adotar algumas ações para tornar mais benéfico o convívio entre responsabilidades e qualidade de vida.

 

Augusto Jimenez,psicólogo da Minds Idiomas, ressalta que o importante é cuidar do corpo e da mente. “As vezes não fazer nada é necessário”, afirma. (Com Bem Paraná)

 

 

 

SICREDI 02