Entenda por que a Apple quer mudar o local de fabricação do iPhone
A Apple está concentrando esforços para transferir ao menos 25% de toda a sua linha de produção do iPhone para a Índia até 2025.
A estimativa foi feita por analistas do banco JP Morgan Chase, que acreditam que até o final deste ano, 5% da fabricação do iPhone 14 será levada para o país. Atualmente, a produção de celulares da empresa se concentra na China, mas as crescentes tensões geopolíticas e os bloqueios por conta da pandemia têm afetado o cronograma da gigante de tecnologia. Todo este contexto teria levado a Apple a buscar novas soluções para suprir a demanda pelo smartphone.
Os analistas também esperam que a empresa mude para fora da China a fabricação de 25% de outros produtos do catálogo atual, dentre eles os AirPods, o Mac, o Apple Watch e o iPad.
Um dos desafios que a Apple parecer estar enfrentando para conseguir mover a sua produção é o alto padrão de sigilo da empresa. A empresa é conhecida pelo esforço em manter os detalhes dos novos produtos confidenciais, e impor os mesmos controles rigorosos em um segundo país seria difícil, principalmente, porque as autoridades alfandegárias indianas costumam abrir os pacotes vindos do exterior para verificar se os materiais importados correspondem às suas declarações.
Apesar disso, desde que iniciou a montagem do iPhone na Índia, em 2017, a Apple vem apostando no país. A Foxconn Technology Group, uma das fornecedoras da maçã, investiu pesadamente em infraestrutura de cadeia de suprimentos, fábricas e treinamento na região, ao longo dos últimos anos. O governo indiano também apoia a Apple na fabricação local e a expectativa é que a produção dos modelos de iPhone 14 sejam iniciadas na próxima semana.
No início de setembro, a Apple anunciou o lançamento de quatro modelos do iPhone 14. O relaxamento das restrições referentes à Covid-19 em diversos pontos do planeta é um dos motivos para a empresa manter a esperança de concluir parte desta mudança ainda em 2022.
Por - TechTudo