Cientistas criam rato robô que pode agir como salva-vidas
Por ser baseado na silhueta de um rato, o robô consegue se espremer em espaços estreitos, escalar paredes, ultrapassar obstáculos e andar na neve.
Cientistas chineses anunciaram a criação de um rato robô que poderá ser usado como salva-vidas em missões de resgate em desastres. Segundo os pesquisadores, por ser baseado na silhueta de um rato, o robô consegue se espremer em espaços estreitos, escalar paredes, ultrapassar obstáculos e andar em terrenos irregulares.
A equipe ainda acrescenta que o robô pode ser usado para transportar suprimentos médicos ou alimentos para lugares em que os socorristas não conseguem alcançar, como para pessoas presas sob escombros após um terremoto, por exemplo.
O projeto foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e da Universidade de Tsinghua, e já foi publicado na edição deste mês da revista IEEE Transactions on Robotics.
O autor principal do projeto, Shi Qing, professor e vice-diretor do instituto de robótica inteligente do Instituto de Tecnologia de Pequim, disse que o protótipo do rato robô tem sido atualizado desde 2019.
O robô foi projetado para imitar os movimentos de ratos reais, como ficar agachado ou rastejar em um espaço com uma altura de teto baixa, e é alimentado por baterias solares recarregáveis que podem durar 30 minutos e ser controladas remotamente via Wi-Fi usando um computador ou smartphone.
A expectativa é que o robô seja lançamento no mercado em 2025.
Por - Época