Fique por Dentro

Bancos se unem à Polícia Federal em projeto para combater fraudes digitais

Bancos se unem à Polícia Federal em projeto para combater fraudes digitais

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinou mais um acordo de cooperação técnica (ACT) com a Polícia Federal (PF) focado no combate a fraudes cometidas por organizações criminosas em transações bancárias eletrônicas.

O acordo prevê que os bancos ajudarão no aperfeiçoamento da Plataforma Tentáculos, hospedada na infraestrutura de tecnologia da informação da Polícia Federal. Ela permitirá a troca de informações com as polícias civis dos Estados, para que, com base nas informações encaminhadas pelas instituições financeiras, possam ser feitas investigações nessas esferas.

Idealizado em 2007, o Projeto Tentáculos centraliza as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados. Em outubro daquele ano, a PF e a Febraban assinaram o primeiro acordo de cooperação técnica.

 

Atualmente, 25 bancos participam do Projeto Tentáculos. De 2018 a 2023, foram deflagradas cerca de 200 operações e cumpridos 445 mandatos de busca e apreensão, além de 81 prisões.

 

Segundo a federação de bancos, o acordo também visa à cooperação para a promoção de projetos e ações de interesse comum no combate às fraudes bancárias eletrônicas ou digitais, em contas de depósito, poupança e contas de pagamento mantidas por instituições financeiras associadas à Febraban e a criação de uma rede nacional de investigação e combate a fraudes.

A incidência de fraudes no setor financeiro tem exigido ações do governo e mercado. Neste mês, entrou em vigor resolução do Banco Central (BC) que diz que todas as instituições reguladas precisarão trocar informações sobre suspeitas de fraudes entre si.

 

 

 

Por Valor Investe

 

 

SICREDI 02