6 recursos que o Spotify deveria ter e que todo mundo sente falta
O Spotify, aplicativo disponível para download na Google Play Store e App Store, apresenta diversas funcionalidades.
Porém, alguns recursos ainda não foram adicionados e fazem falta na plataforma. A opção, por exemplo, de inserir comentários nas músicas ou avaliar as produções que estão presentes no streaming, seriam funções interessantes para o app. Além dessas, outras ferramentas poderiam ser bons acréscimos para o serviço de áudio, como a possibilidade de identificar músicas e contabilizar a quantidade de vezes que uma canção foi reproduzida.
Muitos apps já apresentam algumas dessas ferramentas que faltam ao Spotify, como o Resso e o SoundCloud. Alguns, inclusive, podem ser integrados ao serviço de streaming para inserir novas funções, como o Last.fm e o SoundHound. Ainda assim, usuários acreditam que se fossem incluídos mais recursos nativos no app, a experiência de uso ficaria melhor. Mas enquanto isso não acontece, veja, a seguir, seis recursos que o Spotify poderia acrescentar.
1. Imagens em exibição como no Media Player
Um recurso interessante que poderia ser acrescentado é a opção de visualizar imagens em movimento enquanto uma música é reproduzida. Essa funcionalidade pode ser encontrada, por exemplo, no Media Player - software de reprodução de áudio e vídeo da Microsoft. Ao dar play em um áudio, o programa consegue exibir efeitos visuais que podem ser escolhidos pelo usuário, como barras, ondas e espirais.
O Spotify até apresenta uma funcionalidade semelhante, que “substitui” a capa do álbum por vídeos em loop do artista. A ferramenta se chama Spotify Canvas e permite que cantores, bandas e fãs criem vídeos de até oito segundos para serem reproduzidos continuamente enquanto a música é tocada. Apesar da ferramenta já estar disponível desde 2019, são poucas as canções que apresentam os recursos visuais no streaming.
Spotify Canvas permite visualização de vídeos em loop, mas não está disponível para todas as canções — Foto: Marvin Costa/TechTudo
2. Acesso aos vídeos das músicas
Outra função que poderia ser útil seria a possibilidade de visualizar os clipes das músicas ouvidas. A opção poderia ser disponibilizada através de um link externo, por exemplo, que direcionaria o usuário para uma plataforma de vídeos. Uma outra alternativa seria o próprio aplicativo oferecer um player de reprodução.
Um app que permite esse tipo de ação é o YouTube Music. Com ele, é possível alternar entre a visualização da capa do álbum e o clipe da música nas opções “Música” e “Vídeo”. Outro streaming que oferece o recurso é o TIDAL, que apresenta produções de vídeos originais e que podem ser reproduzidas na própria plataforma.
YouTube Music oferece opção de alternar entre visualizar a capa do álbum ou o clipe da música — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
3. Poder comentar nas músicas
A possibilidade de comentar e ler comentários de outros usuários nas músicas é outro recurso que seria interessante, pois ele promoveria a interação com outras pessoas dentro do aplicativo. Assim, seria possível conhecer pessoas com gosto musical similar, bem como descobrir novas informações sobre artistas e conteúdos.
Concorrentes como Resso e SoundCloud são alguns dos que já apresentam a funcionalidade. No SoundCloud, por exemplo, é possível ver os comentários em tempo real na janela de reprodução da música. Já no Resso, há possibilidade de curtir comentários de outras pessoas e responder diretamente para alguém. Ambas as plataformas também permitem visualizar e seguir o perfil das pessoas que comentam.
App Resso permite comentar em músicas — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo
4. Dar notas para álbuns e canções
O Spotify também poderia incluir a opção de dar notas para álbuns e canções. Essa função pode ser encontrada, por exemplo, em páginas de filmes e músicas em lojas digitais, como na Google Play Store e no Apple Music. Nessas plataformas, é possível tanto atribuir uma nota para as produções quanto conferir as avaliações feitas por outros usuários.
O máximo desse recurso que vemos em alguns streamings é a opção de curtir músicas e visualizar o número de curtidas. No Resso e no SoundCloud, por exemplo, é possível ver quantos corações uma canção recebeu. Já no Spotify, o número de curtidas só aparece em playlists.
5. Contabilizar streams pessoais
Uma função que também seria interessante é a possibilidade de analisar quantas vezes uma música foi reproduzida em um determinado período. O máximo que o Spotify oferece nesse sentido é a opção de visualizar o histórico de músicas escutadas recentemente, mas, ainda assim, não é possível saber quantas vezes a canção foi reproduzida pelo usuário.
Uma forma de ter acesso a esses dados é por meio da plataforma Last.fm. O app se conecta ao Spotify e rastreia o número de repetições de uma canção, além de fornecer um relatório com outras informações - como estatísticas e sugestões de artistas e álbuns, conforme o gosto musical do usuário.
6. Descobrir qual música está tocando.
Poder identificar músicas também seria um bom recurso nativo para o Spotify. Seria interessante, por exemplo, estar em um determinado local e, ao ouvir uma música desconhecida, ativar uma função que informasse qual é o nome da canção e artista.
Um app que cumpre essa função é o Shazam, que descobre músicas que estão tocando no ambiente por meio da biblioteca do Apple Music. Com a ferramenta, é possível escutar por alguns segundos a música e, então, descobrir nome e de quem é. Outro aplicativo que fornece o mesmo recurso é o SoundHound.
Shazam permite identificar músicas que estão tocando ao redor — Foto: Marvin Costa/TechTudo
Por - TechTudo