Fique por Dentro

6 dicas para deixar o banheiro mais seguro para as crianças

6 dicas para deixar o banheiro mais seguro para as crianças

As casas onde moram famílias com crianças precisam passar por algumas adaptações para diminuir o risco de acidentes.

O banheiro, onde desde o piso molhado até os itens armazenados no armário podem ser perigosos para os pequenos, pede atenção especial. A seguir, listamos seis dicas para deixar esse ambiente mais seguro para as crianças. Confira:

1. Atenção ao tipo de piso

A escolha de uma textura adequada para o piso do banheiro é fundamental para deixar o cômodo mais seguro para todos, não só para os pequenos. “O ideal é que seja usado piso com acabamento natural ou acetinado dentro do box e em todo o ambiente. Nunca polido, que é superescorregadio”, orienta a arquiteta Isabela Castello, do escritório Keeping Arquitetura.

Durante o banho, ainda é possível acrescentar alguns acessórios ao piso do box. “Para evitar acidentes com queda, podem ser usados grandes superfícies ou tapetes antiderrapantes. Sugiro usar algo que reúna segurança, praticidade e beleza, complementando sua decoração e dando mais tranquilidade para o seu dia a dia”, aconselha Renata Dutra, arquiteta do escritório Milkshake.co.

2. Cuidados com a banheira

6 dicas para deixar o banheiro mais seguro para as crianças (Foto: Fernando Crescenti)

Além de dificultar o acesso das crianças à banheira, o entorno dela também precisa ser adaptado. Projeto da arquiteta Edlaine Medeiros Rupp (Foto: Fernando Crescenti)

Quem tem banheira em casa precisa tomar algumas precauções para deixá-la mais segura para os pequenos. O primeiro ponto é o acesso ao banheiro, que deve ser dificultado de alguma forma. “Mantenha a porta fechada ou instale um portãozinho que impeça a criança de entrar no banheiro sozinha e encher a banheira”, instrui Renata.

 

Para auxiliar a criança a entrar e sair do banho, vale incluir um apoio ao lado da banheira, como uma escada. Também é necessário observar as quinas de nichos e prateleiras que ficam no entorno da banheira. Caso tenham as chamadas bordas vivas, que são retas, é recomendável colocar protetores de quina.

Além de adaptar o espaço, lembre-se de encher a banheira apenas com o volume de água suficiente para o banho, verificar a temperatura da água e nunca deixar a criança sozinha. Ao final, secar as poças de água que se formam na banheira diminui o risco de escorregões.

3. Adaptações no vaso sanitário

O vaso sanitário também pode ser adaptado para evitar acidentes durante o uso. “Existem duas opções: o modelo de vaso sanitário infantil e as cadeiras adaptadas, que você encaixa no próprio vaso e que se adequam ao tamanho da criança”, explica Isabela. Outro cuidado importante é usar uma trava na tampa do vaso sanitário para vedá-lo.

4. Observe o acesso à pia

 
6 dicas para deixar o banheiro mais seguro para as crianças (Foto: Divulgação)

Uma escadinha permite que a criança alcance a altura da pia, no projeto do escritório Keeping Arquitetura (Foto: Divulgação)

Caso seja necessário um banco ou escadinha para que a criança alcance a altura da pia, as arquitetas apontam algumas alternativas para oferecer mais segurança. A primeira é integrar os degraus ao próprio armário que fica abaixo da bancada. A outra é escolher um banco robusto, de modo que a peça não tombe nem se mova com facilidade.

 

5. Atenção aos armários e gavetas

Em casas com crianças, não se deve armazenar remédios, produtos de higiene e de limpeza, principalmente com embalagens ou líquidos coloridos, em armários baixos e gavetas que ficam ao alcance das crianças. Objetos cortantes e pontiagudos, como alicates, tesouras, lâminas de barbear e pinças também devem ser guardados nos locais mais altos. “Indico deixar nas gavetas inferiores papel higiênico, toalhas e algodão. No máximo, o que pode acontecer é uma bagunça, mas nunca um acidente”, comenta a profissional do Keeping Arquitetura.

6. Cuidados com a parte elétrica e acessórios

Para dificultar o acesso dos pequenos, as tomadas precisam ficar a uma altura de 1,20 m, no mínimo. Assim como no restante da casa, usar protetores de tomada minimiza o risco de choques.

Alguns acessórios utilizados no banheiro também merecem atenção, para prevenir acidentes. “Nunca tenha um espelho que seja facilmente removido ou manuseado pelas crianças e evite objetos quebráveis na altura dos pequenos”, lembra Renata. O porta papel higiênico, por exemplo, também precisa ser bem pensado, porque alguns modelos são pontudos e podem machucar em caso de quedas.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Casa Vogue

SICREDI 02