MT é o maior produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas do país; PR, GO e RS aparecem na sequência
A produção agrícola brasileira bate recorde em valores no ano passado.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a produção cereais, leguminosas e oleaginosas atingiu R$ 470 bilhões e 500 milhões.
O montante é 30% maior do que o total registrado em 2019.
Ainda de acordo com os dados do IBGE, a produção agrícola no ano passado totalizou 255 milhões e 400 mil toneladas, 5% mais do que em 2019, e a área plantada foi de 83 milhões e 400 mil hectares, aumento de quase 3% mantendo a mesma base de comparação.
A cultura que mais contribuiu para a safra 2020 foi a soja, seguida do milho que, pela primeira vez desde 2008, superou a cana-de-açúcar em valor de produção. A cana ficou na terceira colocação e o café em quarto.
No ano passado, Mato Grosso foi o maior estado produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas do país, seguido pelo Paraná, por Goiás e o Rio Grande do Sul.
A análise por município revela que Sorriso, em Mato Grosso, se manteve como o município brasileiro com maior valor da produção agrícola e São Desidério, na Bahia, destaque na produção de soja, milho e algodão, aparece na segunda colocação.