Brasil e Mundo

Para custear o novo Bolsa Família, governo aumenta alíquotas do IOF

Para custear o novo Bolsa Família, governo aumenta alíquotas do IOF

Decreto aumenta as alíquotas do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras, nas transações de crédito de pessoas jurídicas e físicas.

 

A medida, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, começa a valer na segunda-feira, dia 20 de setembro, e têm validade até 31 de dezembro deste ano.

 

Por ser um ato de competência exclusiva do presidente, o decreto tem validade imediata e não precisa da aprovação do Congresso Nacional.

 

As alíquotas subiram com o objetivo de gerar uma arrecadação extra para custear o Auxílio Brasil, novo programa social de transferência de renda que vai substituir o Bolsa Família.

 

O valor do novo benefício, ainda não foi confirmado, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse há poucos dias que deve ficar na faixa de R$ 300.

 

De acordo com os cálculos do governo, o aumento do IOF deve gerar uma arrecadação extra de R$ 2 bilhões, 140 milhões de reais.

 

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a medida vai beneficiar diretamente cerca de 17 milhões de famílias e vai amenizar os efeitos econômicos danosos causados pela pandemia.

 

O IOF é apurado diariamente, mas tem alíquota anual de 1,5% para pessoa jurídica e de 3% para pessoa física. De acordo com informações do Ministério da Economia, essas alíquotas passarão a ser de 2,04% e 4,08%, respectivamente.

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02