A forma de consumir está mudando no Brasil e no mundo
Jeito de consumir está mudando e 1 em cada 3 brasileiros aceita pagar mais caro por produto ambientalmente correto
Se até alguns anos atrás, a maioria das pessoas pouco se importava com o antes e o depois de um produto, hoje, cada vez mais consumidores consideram o impacto socioambiental de uma marca na hora de escolher o item que vai levar para casa.
De acordo com uma pesquisa realizada em janeiro do ano passado pela Confederação Nacional da Indústria, 1 em cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto feito de modo ambientalmente correto.
Esse mesmo levantamento revelou também que 62% dos brasileiros já boicotaram marcas por desrespeito aos animais e aos direitos trabalhistas, por discriminação de grupos, por crimes ambientais e por posicionamento político.
É o chamado consumo consciente. Um movimento que, na verdade, vai além do momento da compra propriamente dita. É um processo que envolve mudanças de hábito.
Em outras palavras, é preciso equilibrar as necessidades individuais e os impactos socioambientais de cada compra. Uma preocupação que deve estar presente em todas as etapas, desde a compra até o descarte de qualquer produto.
Cada vez mais forte, o movimento do consumo consciente tem impactado o mercado de maneira direta.
Com Radio 2