Geral

Produção de ovos de galinha no Brasil bate recorde

Produção de ovos de galinha no Brasil bate recorde

O Brasil bateu recorde de produção de ovos de galinha em 2020.

 

Ingrediente usado em receitas dos mais variados tipos, o ovo se consolidou como alternativa de proteína mais acessível para o brasileiro, que tem sentido no bolso a alta no preço das carnes.

 

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, foram 4 bilhões e 800 milhões de dúzias produzidas entre janeiro e dezembro do ano passado.

 

É a maior quantidade já registrada na história; são 22 dúzias e meia por habitante - ou 270 ovos para cada um dos cerca de 211 milhões de brasileiros.

 

São Paulo é o maior produtor do Brasil e responde por um quarto do total, seguido pelo Paraná, que produz pouco mais de 9%, e de Minas Gerais, estado responsável por 8,5 de cada 100 ovos produzidos no país.

 

Já o recorte por município mostra que os cinco principais produtores são, nesta ordem, Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, Bastos, em São Paulo, Primavera do Leste, no Mato Grosso, São Bento do Uma, em Pernambuco, e Itanhandu, em Minas Gerais.

 

Ainda de acordo com o IBGE, o nosso país fechou 2020 com 252 milhões e 600 mil galinhas criadas para produção de ovos.

 

Já o total de galináceos, que inclui galos, galinhas, frangos, frangas, pintinhos e pintinhas, ficou em 1,5 bilhão de aves, total que é 1,5% maior que no ano anterior ou 21 milhões e 700 mil animais a mais entre um ano e outro.

 

 

 

Hashtag: