Geral

Executivo do Instituto de Petróleo e Gás fala que não para fazer milagre e abaixar preços de combustíveis

Executivo do Instituto de Petróleo e Gás fala que não para fazer milagre e abaixar preços de combustíveis

Marcelo Araújo, presidente do Conselho de Administração e Downstream do Instituto de Petróleo e Gás afirmou que não dá para fazer milagre para baixar o preço dos combustíveis.

 

O executivo, que atua na área de planejamento e gestão da instituição e preside o grupo Ipiranga, considera que a questão ganhou viés político, mas só será solucionada com mudanças estruturais no setor.

 

A primeira dela, mexer no sistema tributário, principalmente, no Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

 

Araújo destaca que o Brasil tem o sistema de tributação de combustíveis mais complexo do mundo.

 

Além disso, há questões conjunturais que oscilam conforme a movimentação do câmbio e os preços das commodities que pressionam também os biocombustíveis.

 

Marcelo Araújo falou, ao Estadão, que a simplificação tributária, com a unificação das alíquotas de ICMS, por exemplo, seria medida fundamental para solucionar o efeito cascata na valoração dos preços.

 

O investimento no setor também deve ser incrementado para dar equilíbrio estrutural e evitar soluções passageiras, que reverterão numa conta alta no futuro.

 

Araújo estima que são necessários 100 BILHÕES DE REAIS nos próximos 10 anos para que o setor tenha autonomia para atender a demanda nacional.