Três Barras - Município enfrenta diversas queimadas em poucas semanas
Nas últimas semanas, três incêndios atingiram vegetações e três residência em Três Barras do Paraná. O número é alarmante se considerarmos o tamanho da cidade e a população. O tempo seco favorece o fogo, que se alastra com facilidade.
Em Portugal, autoridades declararam emergência após um incêndio criminoso atingir uma floresta e, consequentemente, vilas de habitantes. Pessoas ficaram feridas e o fogo demorou dias para ser contido.
O município de Três Barras do Paraná, embora bem estruturado com um caminhão para auxílio ao combate a pequenos incêndios, teria dificuldades em enfrentar queimadas tão extensas, considerando que não é algo comum na cidade. Além dos problemas óbvios, a fumaça e a fuligem podem causar problemas respiratórios e até mesmo intoxicação.
É importante ressaltar que praticar queimada é considerado crime ambiental, prevendo multa e prisão. O artigo 250 do Código Penal classifica como crime o ato de “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”. Portanto, cabe a cada cidadão ter a consciência de que além de ser um ato criminoso, também pode colocar a vida de outras pessoas em risco. (Com Click3)