Três Barras - Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove grupo de estudos sobre transtorno de espectro autista
Diante da ocorrência significativa do aumento de alunos com diagnóstico de transtorno do espectro autista - TEA, matriculados na rede municipal de ensino, a equipe multiprofissional da secretaria municipal de educação e cultura vem realizando um grupo de estudos para professores, estagiários e pais de crianças com TEA, com objetivo principal de proporcionar um aprendizado embasado em conhecimentos científicos e experiências vividas da práticas cotidiana.
Hoje não falamos mais simplesmente em autismo, mas num espectro, porque envolve situações de apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai das mais leves às mais graves. O DSM-5 (manual de diagnóstico e estatístico e transtornos mentais) define o TEA como uma desordem no neurodesenvolvimento que se caracteriza por déficits constantes na comunicação social e na interação social, acompanhados por comportamentos interesses u atividades repetitivas e restritas dos indivíduos.
Dessa forma, entendemos que todas as pessoas que se encontram dentro do espectro do autismo, independente do nível em que se apresentam, necessitam de intervenção educacional e terapêutica. A intervenção educacional se faz necessária através das adaptações curriculares para que se efetive a potencializarão no desenvolvimento dos alunos.
É comum que as famílias e os profissionais educadores passem por algumas dificuldades por não saberem como agir frente às necessidades dessas crianças. Nesse contexto, faz-se necessário que o professor e a própria escola busquem novos conhecimentos, ampliando seu repertório de práticas educativas capazes de atender esses educandos. (Com Click3)