Três Barras – Homem é detido por corte de madeira nativa
Na quarta-feira (13), em atendimento à solicitação da promotoria de justiça de Catanduvas, a equipe de Polícia Militar de Três Barras do Paraná, juntamente com a equipe de Polícia Ambiental deslocou até a praia artificial da comunidade Barra Bonita, onde estaria ocorrendo um crime ambiental.
No local foi possível constatar o corte de quatro árvores nativas, sendo um de Canafístula (peltophorum dubium) e três de sibipiruna (caesalpinia pluviosa), não ameaçadas de extinção, porém de relevante importância ecológica como dispersoras de sementes e mudas, indispensáveis para a regeneração natural da floresta.
As arvores foram cortadas, segundo o autor, com uso de motosserra a cerca de 40 dias e na quarta-feira (13), estavam apenas retirando a lenha do local, foram fracionadas em troncos menores, totalizando cerca de 3m³ (três metros cúbicos) de lenha nativa.
Os abordados que estavam movimentando a lenha foram encaminhados ao destacamento para esclarecimentos pela equipe local. O autor do dano ambiental informou não ter licença do órgão ambiental competente para o ato.
Diante dos fatos, o autor do dano foi conduzido ao destacamento da Polícia Militar para os procedimentos cabíveis. Todo o material lenhoso resultante da ação foram apreendidos e deixados na qualidade de fiel depositário ao responsável que foi orientado quanto aos procedimentos administrativos cabíveis.