Saúde & Beleza

Usa lentes de contato? Atenção à infecção rara que provoca cegueira

Usa lentes de contato? Atenção à infecção rara que provoca cegueira

A cantameba queratite é o nome de uma infecção que afeta a córnea, podendo ser incrivelmente dolorosa e até provocar cegueira.

 

Os cientistas creem ainda que quem usa lentes de contato esteja mais exposto ao risco de contração.



De acordo com o Hospital Ocular de Moorfields, em Londres, a infecção é causada “por um organismo microscópico chamado acantameba, comummente encontrado na natureza e usualmente presente em massas de água“, como lagos e rios, mas também em água da torneira, piscinas, no solo e no ar.

 

O hospital britânico aponta ainda que se registrou nos últimos anos um aumento no número de pacientes que sofrem com esta doença.

 

Segundo um grupo de investigadores da University College London (UCL) e do Hospital Ocular de Moorfields, quem desenvolve esta infecção na vista retém frequentemente apenas 25% da sua visão e pode chegar até a ficar cego.

 

 

Os cientistas alertam que os indivíduos mais propensos a sofrerem com esta infecção usam sobretudo lentes de contato reutilizáveis, não usam de forma correta a solução de limpeza, têm hábitos de higiene deficientes ou contaminam por acidente as lentes com água.

 

O professor John Dart, do Instituto de Oftalmologia da UCL, disse à publicação Metro: “O aumento desta condição reitera a necessidade dos usuários de lentes de contato estarem a par dos perigos e riscos associados”.

 

“Quem usa lentes tem imperativamente que lavar e secar as mãos antes de colocá-las, e evitar usá-las quando pratica natação, lava o rosto ou toma banho”.

 

O professor mencionou ainda que usar lentes de contato diárias (aquelas que são jogadas fora após um dia de uso) pode “ser mais seguro”, já que “eliminam a necessidade de armazenamento e de uso de soluções de limpeza”.

 

 

 

SICREDI 02