Saúde & Beleza

Tudo o que pode estar arruinando a audição

Tudo o que pode estar arruinando a audição

De acordo com os mais recentes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e citados pela Fox News, são já 360 milhões as pessoas que sofrem de problemas auditivos, especialmente no que diz respeito à perda de audição.

 

Aqui, incluem-se 32 milhões de crianças.

 

Os nossos ouvidos estão constantemente a ser agredidos... seja por culpa nossa ou por culpa do ambiente em que nos encontramos.

 

 

E entre os aspetos que mais danificam a saúde auditiva está o emprego, mais concretamente, o barulho que determinados empregos requerem, como aqueles que estão à mercê de máquinas ou dispositivos sonoros. O som de armas a disparar ou foguetes é de 150 decibéis, enquanto uma conversa normal entre duas pessoas é de 60 decibéis. Trabalhar com máquinas elétricas ou conduzir camiões são alguns dos exemplos em como o emprego arruína a audição.

 

Como não poderia deixar de ser, o volume a que se ouve constantemente música é também um fator a ter em conta. Mas não falamos apenas da música que se ouve com fones, falamos também daquela que é tocada a alto e bom som em concertos ou até mesmo em lojas de roupa.

 

Determinados medicamentos, como antibióticos, diuréticos, altas doses de aspirina e ibuprofeno e fármacos para o tratamento de cancro, podem também danificar a capacidade de ouvir, diz a Fox News.

 

Uma vez que o hábito de fumar tem um impacto direto com a passagem de sangue entre os vasos sanguíneos, também a capacidade de ouvir pode ficar comprometida à boleia do tabagismo, destaca a publicação, salientando que a nicotina deixa os vasos sanguíneos mais estreitos.

 

Estar constantemente no trânsito - como acontece aos taxistas e motoristas ou com quem vive em grandes cidades - é um outro fator a pesar na hora de apontar o dedo aos culpados pela má audição que afeta as pessoas nos dias de hoje.

SICREDI 02