Saúde & Beleza

Tâmara pode facilitar o trabalho de parto, diz estudo

Tâmara pode facilitar o trabalho de parto, diz estudo

Um estudo realizado pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia, no Oriente Médio, aponta que a tâmara é um excelente aliado das mulheres gestantes.

 

Isso porque, segundo as pesquisas, uma substância presente na fruta facilita a dilatação, tornando o trabalho de parto mais fácil.

 

No Alcorão, livro sagrado do Islã, existe uma passagem que menciona o poder das tâmaras às parturientes, afirma a nutricionista Thábata Andrade, ao site Brasil de Fato. A especialista explica que uma substância semelhante à ocitocina (hormônio que possui, entre suas várias funções, promover contrações uterinas e estimular a produção de leite), presente no fruto, seria a responsável por ajudar no trabalho de parto. “Isso poderia diminuir a primeira fase do parto, que é até chegar aos três centímetros de dilatação. O estudo mais recente traz também que diminui a necessidade do uso de ocitocina durante o parto", diz.

 

Para fazer efeito, as mulheres teriam que consumir uma média de seis tâmaras por dia, nas últimas quatro semanas de gravidez. Rica em carboidratos, fibras e proteínas, a tâmara também pode ajudar a reduzir o consumo do açúcar branco, indica Thabata.

SICREDI 02