Saiba como calcular os dias férteis com um ciclo irregular
O ciclo menstrual da mulher é considerado regular quando dura 28 dias.
Inclusive, segue sendo considerado normal se dura entre 24 e 32 dias. Contudo, para algumas mulheres esse ciclo é um tanto desregulado.
A menstruação pode chegar aos 24 dias com relação ao mês anterior, depois aos 28 e depois aos 32. Até mesmo pode ser que em um mês não a menstruação não venha. De acordo com o site 'Melhor com Saúde', quando estes saltos na periodicidade aparecem de um mês para outro é que se considera que o ciclo é irregular.
Quando os ciclos duram menos de 24 dias, chamamos de polimenorreia. Quando duram mais de 35 dias, chamamos de oligomenorreia. Mas além disso, qualquer um destes ciclos pode ter uma duração muito variável entre um e outro mês.
Mas quais as causas para um ciclo irregular?
Entre as causas físicas que podem produzir um ciclo menstrual irregular, de maneira permanente, se encontram:
- Ovários policísticos
- Problemas na tireoide
- Diabetes
- Anemia
- Excesso de prolactina (hormônio que estimula a produção de leite)
- Miomas uterinos
Também podem ter fatores emocionais ou médicos que podem perturbar a regularidade da menstruação como:
- Dispositivo intrauterino
- Transtornos alimentares como anorexia ou bulimia
- Ansiedade
- Estresse
- Preocupação e angústia
- Contraceptivos orais
- Ingestão de medicamentos com esteroides ou cortisona
Como saber quais são os dias férteis?
Quando o ciclo menstrual é regular, a ovulação geralmente ocorre 14 dias antes da menstruação. Quando tem um ciclo menstrual irregular, a mulher pode se guiar pelos sintomas ovulatórios para determinar quais são os dias férteis. Ou seja, tem que conhecer seu corpo.
Mudanças no fluxo vaginal
No começo do ciclo menstrual, o fluxo vaginal é embranquecido e espesso. A medida que se aproxima o momento da ovulação, se torna mais transparente e fluído para facilitar o trânsito dos espermatozoides até o útero. São os dias de maior fertilidade.
Dor abdominal
A dor abdominal da ovulação se parece com as dores pré-menstruais, ainda que seja excepcional. Algumas mulheres podem senti-la somente do lado do ovário onde foi a ovulação.
Mudanças na temperatura basal
A temperatura basal é a temperatura que o corpo evidencia quando acorda. Se fazemos um registro da temperatura corporal todos os dias do mês, é possível determinar o momento da ovulação, já que implica uma elevação de 0,2 º a 0,5 ºC.
Outros sintomas da ovulação
Os peitos podem ficar mais tensos e doerem. A libido aumenta. A pele apresenta um brilho maior e elegância antes da ovulação. Estes sintomas não são facilmente distinguíveis, até podem passar desapercebidos, já que sua intensidade depende de cada mulher.
Opção mais precisa
Nas farmácias, atualmente, já são vendidos testes que ajudam a saber se a mulher, após conferir estes sinais ditos acima, a época em que está fértil. Existem dois testes existentes:
Teste de ovulação de LH
É um teste de urina que mede a presença de hormônio luteinizante (LH), responsável pela ovulação. Este teste é fácil de usar e permite determinar se a ovulação será nas próximas 24 ou 36 horas.
Teste de ovulação de estrogênios
Este teste mede os níveis de estrogênios no fluxo vaginal da mulher ou na saliva. Detecta a ovulação entre três e quatro dias antes de acontecer.