Saúde & Beleza

Quando a menstruação não é a única causa de cólicas

Quando a menstruação não é a única causa de cólicas

As cólicas menstruais aparecem entre cinco a 11 dias antes da menstruação, mas é possível que esta dor abdominal apareça em qualquer outra altura do mês que não esteja relacionada com o período.

 

Segundo a ginecologista e obstetra Alyssa Dweck, as cólicas podem acontecer frequentemente em mulheres que sofrem de endometriose, uma doença que “ocorre quando o tecido de revestimento uterino – que tipicamente responde a flutuações hormonais mensais e sangra como resultado disso – está implantado em qualquer outro lugar da pélvis”, algo que causa dores intensas.

 

Este tipo de cólicas pode aparecer mesmo quando a mulher não menstrua, diz o site da "Women’s Health".

 

 

O desenvolvimento de quistos nos ovários e a fibrose uterina são outras duas condições que podem estar na origem das cólicas não-menstruais, assim como o cancro dos ovários, sendo este tipo de cólicas fora do período menstrual um dos sinais aos quais as mulheres devem prestar mais atenção.

 

De acordo com a publicação, as cicatrizes abdominais podem dar origem à síndrome de Asherman, uma doença caraterizada pela presença de fibrose no interior da cavidade uterina por conta de cicatrizes.

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02