Hábitos diários que podem deixar os dentes mais amarelos
Escova religiosamente os dentes duas a três vezes por dia e mesmo assim tardam em ficar brancos?
Pior ainda: parecem cada vez mais amarelados? Pois bem, está na hora de fazer uma série análise a alguns hábitos diários.
Embora a maioria das pessoas associe a coloração amarela dos dentes ao consumo regular de café e chá, a verdade é que estas duas bebidas não são as únicas culpadas pela falta de ‘brancura dentária’.
Veja Também:
Tanto o café como o chá possuem propriedades que tingem o esmalte dos dentes, contribuindo diretamente para o aumento da coloração dos mesmos, porém, também o uso abusivo de elixir bucal é um fator a ter em conta.
De acordo com a revista "Prevention", a acidez de alguns produtos de limpeza bucal faz com que o pH da boca fique alterado e o esmalte enfraquecido, deixando os dentes à mercê da ação de agressores externos, como são os componentes que tingem os dentes ou até mesmo as bactérias que não foram aniquiladas na última limpeza feita.
Além de contribuírem – apesar de forma ligeira - para um tom mais amarelo dos dentes, as frutas cítricas são também responsáveis pelo enfraquecimento do esmalte. Mas não são apenas as laranjas e os limões os culpados. Também as bebidas energéticas, o abacaxi, o tomate e o vinagre podem afetar a saúde dos dentes e deixá-los menos brancos.
Ser fumante e não ter bons hábitos de higiene bucal são outros fatores apresentados pela revista e que devem ser tidos em conta, sendo que este segundo vai muito além da escovação diária – que quanto mais intensa e com força for, pior é para a cor dos dentes. O uso recorrente de fio dental é determinante para limpar os dentes de qualquer resto de comida, prevenindo que as bactérias de alojem e os dentes enfraqueçam.