Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Superintendente estadual do Incra se reúne com líderes dos assentamentos

Rio Bonito - Superintendente estadual do Incra se reúne com líderes dos assentamentos

Encontro foi para tratar de como orientar as famílias sobre quais documentos necessitam para montagem de processo de solicitação para regularização dos lotes. Também foi anunciada a possibilidade da criação de um novo assentamento no lugar dos acampamentos.

 

Uma importante reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, em Rio Bonito do Iguaçu, na Asserbi reunindo presidentes e líderes de várias localidades do Assentamento Ireno Alves dos Santos.


Participaram o prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) e os funcionários do Incra, entre eles o superintendente estadual Walter Nerival Pozzobom, o chefe da Unidade avançada de Francisco Beltrão, Walter Cadoi, o assistente técnico do gabinete da Superintendência, José Jorge da Luz, além de outros. Antes houve uma visita das autoridades à Sala da Cidadania para conversar com a população que estava sendo atendida.


O encontrou reuniu as lideranças para tratar sobre orientações mais específicas da entrega de documentos e demais detalhes que possibilitem o início dos processos de regulamentação agrária – ou seja, regularização dos lotes. Também foi tratado sobre como está o processo para a entrega de títulos e que requisitos os agricultores deverão ter para obter esse documento que lhes garantem a propriedade e a segurança jurídica para poderem produzir.


Os funcionários do Incra foram questionados sobre se neste ano eleitoral os trabalhos de regularização das famílias será normal ou haverá interrupções. O superintendente afirmou que isso não influenciará nada o trabalho que já vem sendo desenvolvido na região.


Também foram questionados sobre a viabilização de verbas para estradas, pontes e apoio à educação – onde muitas crianças têm dificuldades de chegarem até as escolas devido as condições das estradas. Em relação a este fato, o prefeito Ademir Fagundes pediu novamente através do superintendente, o apoio do órgão federal para viabilização de recursos como óleo diesel e máquinas pra melhore as condições dos agricultores.

 

 

Serão cerca de 400 famílias que entrarão com a documentação necessária para regulamentarem sua situação e os presidentes e coordenadores de cada comunidade deverão repassar aos moradores pares que se dirijam até a Sala da Cidadania para verificarem sua situação.


Novo assentamento


Na oportunidade o superintendente Walter Pozzobom anunciou que está próxima a criação de mais um assentamento nas áreas da antiga Fazenda Araupel em Rio Bonito do Iguaçu, qual abrangerá os atuais acampamentos já existentes.


“Par atender a demanda populacional e no futuro gerar renda e verbas para o município, é extremamente necessária a criação de um novo assentamento”, disse o superintendente Walter Pozzobom.


O prefeito Ademir Fagundes comemorou a decisão do Incra em criar um novo assentamento e exaltou que “Rio Bonito agora se tornará Rio lindo do Iguaçu”. Em discurso, o chefe do Executivo afirmou que o município só veio realmente a se desenvolver com a chegada das famílias há 22 anos nas terras da antiga Araupel.


“Estaremos vivendo um momento único na história do município e temos somente que parabenizar agradecer o Incra por começar a desenvolvimento um trabalho de inclusão social ao nosso povo mais humilde dos assentamentos. Esse passo foi dado lá atrás, quando tratamos de trazer o escritório do órgão para cá”, exalta o prefeito.


Ao final da reunião, foi tratado com os presidentes e líderes comunitários que haverá um novo encontro para daqui 60 dias avaliar como anda o trabalho dos servidores e a documentação das famílias que deverão ir até à Sala da Cidadania para iniciar o processo para regularização.

 

 

 

 

Por Assessoria

 

 

SICREDI 02