Rio Bonito - Reunião na Secretaria de Saúde define estratégias para combater a dengue
O Secretário de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu, Beto Algeri, através de sua equipe técnica, convocou reunião para a manhã desta terça-feira(03), envolvendo vários segmentos dos setores público, privado e religioso, para estabelecer uma discussão em relação as estratégias para combater a Dengue no município.
Rio Bonito do Iguaçu tem no momento 8 casos confirmados importados. Pessoas que vieram de outros municípios já contaminadas com a doença. O que realmente preocupa é a infestação do mosquito Aedes Aegypti, que hoje está num índice de 3,2%. Já apresenta um risco médio de epidemia.
O Ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde, é que os municípios estejam com esses índices abaixo de 1%. Então porque esta justificada preocupação? É que se um mosquito picar uma dessas 8 pessoas contaminadas, pode espalhar a doença para várias outras pessoas, e pela infestação do mosquito, isso pode levar uma condição perigosa, até de uma epidemia.
O Secretário de Saúde, Beto Algeri comenta sobre as medidas que deverão ser tomadas a partir de agora para minimizar os índices de infestação do mosquito. Uma delas é que no dia 14 de maio haverá arrastão pela cidade, recolhendo lixo que pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. Segundo o Secretário Beto Algeri, a responsabilidade em combater a dengue é de todos.
Não só do poder público. Argumenta que se todos os proprietários limparem seus lotes, o problema da dengue fica resolvido no município. Lembra que do dia 9 até dia 14 de maio, haverá uma campanha de conscientização da população, no sentido de engajamento a todos os esforços de combate à dengue.
Por - Assessoria