Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Programa Saúde na Escola foi desenvolvido com sucesso em 2017

Rio bonito - Programa Saúde na Escola foi desenvolvido com sucesso em 2017

As secretarias de Educação e Saúde pactuaram desde o início deste ano, o Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde que nada mais é uma estratégia de integração à saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e qualificação das políticas públicas brasileiras.

 

O programa tem como objetivo principal contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

 

Assim, durante todo o ano letivo de 2017 foram desenvolvidas atividades provenientes desse programa em todas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) em vários temas como: realização da avaliação antropométrica (peso e altura) os alunos, atividades de educação nutricional, aplicação de flúor, avaliação ocular, conscientização sobre a dengue, entre vários outros acompanhamentos.

 

De acordo com o dentista da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador do programa, Milton Saito, foi possível fazer em todas as nove escolas e os dois CMEIs as doze ações compactuadas junto ao Ministério da Saúde. “Achamos muito interessante o programa para o município ser viso pelo ministério e principalmente para os alunos desenvolverem essas ações”, explica o dentista.

 

 

Foram ações de conscientização de suma importância porque visam, a exemplo, se algum aluno possui problema ocular é detectado por meio do seu rendimento escolar através da leitura das letras e outros sintomas. São pecularidades que dificilmente uma professora não irá detectar, mas os profissionais de saúde sim.


Os alunos que apresentam algum tipo de dificuldade são encaminhados para algum especialista na área qual apresente algum problema de saúde. Seja de audição, ocular, prevenção à bulling (casos de sobrepeso) – principalmente incentivando a criança a se ocupar com atividades saudáveis com orientadora física.

 

 

 

“Estamos numa época onde é comum o tablet, smartfone, vídeo-game e as crianças não sabem brincar e ao mesmo tempo desenvolver uma atividade física”, aponta Saito.


De acordo com as coordenadoras da Educação, Márcia e Patrícia programa este ano foi bem desenvolvido nas escolas em parceria com a Saúde e foi feito o correto  preenchimento das planilhas que garantem recursos do ministério para manutenção das atividades em 2018. Para o próximo ano e 2019, os coordenadores das duas secretarias pretendem ampliar o PSE para as Escolas Estaduais que funcionam atualmente em Rio Bonito do Iguaçu.

 

 

 


Por assessoria

 

 

SICREDI 02