Rio Bonito – Governo municipal fala sobre o incêndio na reserva florestal
Desde a última quinta-feira (23) incêndio, que se suspeita, ter seu início de forma criminosa, arde numa floresta, que se encontra em nome do INCRA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, sendo os 20% de reserva florestal em razão da criação do Assentamento Ireno Alves dos Santos.
O município de Rio Bonito do Iguaçu uma vez acionado, tem feito sua parte.
No entanto é de se ressaltar que uma vez o fogo instalado no meio da reserva, fica muito difícil de ser controlado. Por isso, toda vez que a população tomar conhecimento de focos de incêndios na reserva às margens da BR 158, que as autoridades competentes sejam acionadas de forma imediata. Porque segundo informações técnicas dos bombeiros, até uns 50 metros reserva a dentro partindo das margens da rodovia ainda é possível combater o incêndio. Depois disso, impossível.
Fotos tiradas pela Defesa Civil de Rio Bonito do Iguaçu deixam muito clara a exploração de madeira na reserva de forma ilícita. Em razão disso as autoridades foram colocadas ao par do assunto. O INCRA também tem conhecimento dessa situação que vem se repetindo ao longo dos anos. Em que pese todos os problemas registrados para combater incêndios, ainda nos encontramos num momento de falta de água. Enfrentamos uma crise hídrica sem precedentes. Tudo conspira para deixar a situação ainda mais grave.
O Município de Rio Bonito do Iguaçu está fazendo aquilo que é possível e dentro das normas legais. Não pode, por exemplo, usurpar direitos de outras entidades e autoridades que podem dar uma melhor resposta a esta questão.
por - Assessoria