Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Escola CERBI desenvolve projeto para utilização consciente da água, já premiado pelo SESI

Rio Bonito - Escola CERBI desenvolve projeto para utilização consciente da água, já premiado pelo SESI

Com o tema “IMPLANTAÇÃO DE CISTERNA COMO UMA SOLUÇÃO PARA ECONOMIA DE ÁGUA”, a Escola CERBI, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, está desenvolvendo importante projeto que visa dar uso racional da água potável. A Coordenação do Projeto é a Professora Eliane Maximowski e envolve o 5º Ano B da escola, período da manhã, disciplina de Ciências. O Objetivo do Projeto é conscientizar a comunidade escolar e a comunidade em geral sobre a importância de se reduzir o consumo de água potável na limpeza do espaço escolar, manutenção e nas ações do dia a dia no ambiente familiar, fazendo o reaproveitamento da água da chuva através de implantação de cisternas. O projeto conta com a participação de 478 alunos; 46 professores e Equipe Pedagógica; em torno de 250 famílias e aproximadamente 500 pessoas da comunidade.

 

A professora Eliane justificou a importância desse projeto em razão de que em todo o planeta já se faz sentir a escassez de água. Por isso, a água, deve ser usada de forma racional. Argumenta que a utilização da água da chuva é um ato ambientalmente amigável. Mas por ser coletada em cisterna não é considerada potável, ou seja, não é adequada para uso humano. Mas se pode fazer tantas outras atividades, com a água da chuva, economizando a água potável. Como por exemplo, como limpar carros, usar em máquinas de lavar roupas, lavar pisos e calçadas, utilizar em quintais e irrigação de plantas, entre outras.

 

O projeto apresenta ainda alguns modelos de cisternas com esquema básico de um sistema tecnicamente correto; como funciona uma mini cisterna e tecnologia básica de mini cisterna. Essas tecnologias corretamente empregas apresentam bons resultados. Um fôlego para o meio ambiente com a encomia da água potável e tarifa de água com valores cada vez menores, já que a água da chuva está sendo utilizada para muitas tarefas domésticas, também de forma racional. Há alguns dias, a professora Eliane e os alunos envolvidos no Projeto, estiveram visitando a Prefeitura e foram recepcionados pelo Prefeito Sezar Augusto Bovino, pelo Vice-Prefeito Rildo José Safraider, Secretários municipais e demais colaboradores.

 

O Prefeito Sezar Bovino mostrou também, seu conhecimento no uso racional da água, falou sobre a importância do esforço de alunos e professores para conscientizar a todos pelo uso correto da água e ainda que a Prefeitura será parceira do projeto de implantação de cisternas, principalmente nas escolas Municipais. Tanto que já solicitou aos engenheiros da Prefeitura que façam estudos de viabilidade técnica. É vontade do Prefeito Sezar Bovino, instalar cisternas nos novos barracões que serão usados pelas secretarias de Viação, Obras e Urbanismo e Educação e utilizar água da chuva para lavagem de máquinas, ônibus e veículos leves destas secretarias.

 

A professora Eliane Maximowski, aproveita para fazer um agradecimento a Secretaria de Agropecuária, na pessoa do Secretário Hamilton Beloni e seus colaboradores, em razão do apoio que foi destinado a esta iniciativa que tem por objetivo estabelecer orientações para o uso da água tanto da chuva como a da torneira que recebemos em nossas casas.

 

PREMIAÇÃO

 

De acordo com a professora Eliane Maximowski, esse projeto já ganhou R$ 3.000,00(Três mil reais) depois de ter ficado entre os dez principais projetos do SESI, Serviço Social da Indústria, PEÇA POR PEÇA. Segundo a professora Eliane, esses recursos vão ser destinados em melhorias em sala de aula. O Sesi lançou mais uma edição do Prêmio para reconhecer e premiar os Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs e Escolas Municipais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, do estado do Paraná. Municípios classificados pelo SESI nesta fase foram: Rio Bonito do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, com duas escolas; Chopinzinho, São José dos Pinhais, Rio Negro, Salgado Filho, Ponta Grossa, Sulina e Peabiru.

 

 

 

SICREDI 02