Rio Bonito do Iguaçu

Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu

Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu

Equipes da Copel e da Sanepar seguem em ritmo intenso para restabelecer os serviços de energia elétrica e abastecimento de água em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, um dos municípios mais afetados pelas chuvas de sexta-feira (7) e que foi atingido por um tornado. As ações fazem parte da força-tarefa coordenada pelo Governo do Estado para garantir o retorno dos serviços essenciais à população.

A Copel está com 20 equipes pesadas de construção e manutenção, somando cerca de 200 profissionais. O trabalho envolve a substituição de mais de 300 postes danificados e a reconstrução completa da rede elétrica na área urbana. No sábado, cerca de 60 postes já haviam sido instalados, com os serviços continuando durante todo este domingo. Outras 20 equipes de serviços leves atuam nas cidades do entorno, menos afetadas pelas chuvas, mas que ainda assim demandam atendimento.

“Toda a estrutura da região central foi destruída. Estamos instalando postes, cabos e transformadores novos. É uma reconstrução pesada, como se estivéssemos começando do zero”, afirmou o gerente de Operação de Campo do Sudoeste da Copel, Leandro Henrique Moraes Guilherme. “A religação dos clientes é o segundo passo, já que muitas unidades consumidoras foram destruídas. Há casas que perderam completamente a entrada de energia, mas estamos deixando toda a rede pronta para receber novas conexões assim que as reconstruções avançarem”.

No sábado, a prioridade da Copel foi restabelecer a energia em pontos estratégicos da cidade, como o Centro de Operações da Defesa Civil e as estruturas da Sanepar, essenciais para o abastecimento de água. “Onde as unidades consumidoras não foram totalmente destruídas, o retorno da energia deve ocorrer mais rapidamente. Nos locais de difícil acesso, o trabalho deve se estender por alguns dias, talvez semanas”, completou.

Além do atendimento pelo aplicativo e pelo 0800-510-0116, a Copel montará, a partir de segunda-feira (10), uma estrutura de atendimento presencial em Rio Bonito do Iguaçu, para facilitar o contato direto com os moradores. A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a concessionária.

ÁGUA – Na área de saneamento, a Sanepar já conseguiu restabelecer a captação e o tratamento de água desde sábado (8), por volta do meio-dia.

Segundo o gerente de Engenharia da Companhia, Rafael Polak, o sistema está operando e o abastecimento está em fase final de regularização. “A estação está produzindo a todo vapor e boa parte da cidade já está abastecida. As redes de distribuição estão funcionando normalmente, com exceção de alguns trechos que ainda não estão pressurizando 100%. Esse é o nosso desafio, de pressurizar totalmente a rede, pois alguns trechos tiveram tubulações internas danificadas pelos destroços, o que causa pequenos vazamentos e impede a pressão completa”, ressaltou.

As equipes seguem vistoriando as redes e cavaletes das residências para localizar e corrigir pontos de vazamento. A Sanepar trabalha com cerca de 30 profissionais, entre equipes próprias e terceirizadas, além de seis caminhões-pipa (três caminhões e três carretas) que transportam água de Laranjeiras do Sul para Rio Bonito do Iguaçu desde o início da operação.

A Sanepar também pede o apoio da população na identificação de vazamentos. As comunicações podem ser feitas pelos canais oficiais da empresa, como site e aplicativo, pelo 0800-200-0115, ou diretamente à equipe que atua na Estação de Tratamento de Água, que permanece em atendimento durante todo o dia.

“Temos equipes com escavadeiras abrindo pontos onde há suspeita de vazamento, principalmente em locais onde as residências foram atingidas pelos escombros. Esse é o ponto mais delicado do trabalho. Estamos pedindo a colaboração da população, para quem identificar vazamentos de água nos avisar. Isso ajuda muito, porque assim conseguimos agir de forma mais rápida, sem precisar vasculhar os entulhos para encontrar o problema”, completou Polak.

A Companhia também disponibilizou 50 mil copos de água envasada, principalmente para os desabrigados e profissionais que estão trabalhando no auxílio das vítimas e reestruturação dos serviços em Rio Bonito do Iguaçu.

 

 

 

 

 

Por AEN

 

 

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