Reserva do Iguaçu

Reserva do Iguaçu - Secretaria de Saúde segue firme no combate a Pandemia do COVID-19

Reserva do Iguaçu - Secretaria de Saúde segue firme no combate a Pandemia do COVID-19

Desde os primeiros dias da Pandemia Mundial do COVID-19 (corona vírus), a Secretaria Municipal de Saúde de Reserva do Iguaçu, coordenada até o último dia 03 de abril pelo advogado Alessandro Machado, iniciou uma série de trabalhos destinados à prevenção, divulgação de informações e campanhas para proteção da população reservense.

 

Foi com base nas ações e orientações da Secretaria de Saúde que foi decretada situação de emergência no município, iniciando-se, daí em diante, uma série de trabalhos para esclarecimento da população e contenção da epidemia.

 

As ações desenvolvidas no município e que segundo os profissionais de saúde especialistas em epidemiologia são eficazes, vão exatamente de encontro com as providências dos centros mais especializados e cidades de maior desenvolvimento do país. São ações preventivas e de contingenciamento dos níveis de contaminação.

 

Uma dessas ações desenvolvidas a nível municipal é a de monitoramento da população e orientação acerca dos cuidados, formas de prevenção, sintomas ocasionados pelo vírus, grupos de risco e formas de contágio.

 

Alessandro Machado destacou que é através da informação e conscientização da população acerca de forma preventiva, como a campanha do "fique em casa" e "do distanciamento social e isolamento", que se conseguem resultados mais efetivos para contenção de uma epidemia, seja em pequena ou grande proporção. Segundo ele, os trabalhos serão intensificados nos próximos dias.

 

As ações da Secretaria de Saúde têm contado com apoio da equipe da Brigada de Emergência do Município e da Polícia Militar, além do Departamento de Vigilância Sanitária.

 

De acordo com Luciano Padilha, Técnico de Segurança e Saúde do Trabalho do Município e coordenador da Brigada de Emergência, ações estratégicas e planejadas conduzem a resultados mais eficientes. Para ele a ação de monitoramento, que completou uma semana, ao mesmo tempo em que orienta a população sobre vários fatores de disseminação do COVID-19, proporciona um registro e controle de trânsito nas entradas e saídas da cidade. Os veículos que passam pela barreira recebem um adesio e monitoramento, dessa forma a equipe tem um controle mais exato de quantos carros já foram notificados.

 

De acordo com Tanie Martins, uma das coordenadoras da equipe de monitoramento, a ação exerce um papel fundamental na orientação aos munícipes para prevenção, sintomas, esclarecimentos, dúvidas, cuidados e providências em eventual caso de suspeita de contágio.

 

Segundo Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Saúde, a ação está sendo realizada a menos de 10 dias e já foram orientadas mais de 2.000 pessoas. Apenas entre os dias 25 de março e 02 de abril foram orientados 1889 pessoas, sendo registrado um total de 935 veículos. Segundo a equipe de monitoramento os dados vão formar um diagnóstico que vai auxiliar no melhoramento das medidas de combate e contenção da pandemia.

 

Para Kellen Viviane, Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do Município, a expectativa é esclarecer e orientar ao máximo a população, o comércio, as autoridades, para que se conscientizem da importância do cumprimento das orientações da Secretaria Municipal, que vem seguindo os protocolos emitidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

 

O secretário Carlos Alessandro destacou que o mundo não estava preparado para uma situação como essa, mas, o município agiu rapidamente para conter ao máximo a expansão da contaminação. O mesmo finalizou afirmando que qualquer medida sugerida ou tomada para conter a pandemia não será a melhor escolha, porem, será a alternativa menos dolorosa e menos gravosa para toda a população, e que combater esse vírus é dever do Poder Público, mas o enfrentamento da pandemia só terá efeitos positivos com a colaboração de toda sociedade. (Com Diário Reservense)

 

 

 

SICREDI 02