Porto Barreiro

Porto Barreiro - Município recebe equipe da 5ª Regional de Saúde para falar sobre Erradicação do Trabalho Infantil

Porto Barreiro - Município recebe equipe da 5ª Regional de Saúde para falar sobre Erradicação do Trabalho Infantil

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Porto Barreiro na manhã de sexta dia 28, foi realizado um amplo debate sobre a Erradicação do Trabalho Infantil. O momento foi oportuno para discutir diversas diretrizes que vem de encontro com a prevenção de crianças contra essa prática.

 

Na oportunidade a Enfermeira da Sessão de Atenção Primária, Palestrante da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Clarilene Claro dos Santos, falou que é necessário entender o que é o trabalho infantil. De acordo com ela é importante entender essa diferença para que haja uma proteção de crianças que possam estar inseridas em alguma atividade. “O trabalho infantil é uma violência e nós não podemos fechar os olhos para isso e sim, explicar para a sociedade o que é, onde, quando e como vamos identificar essa prática em nosso meio”, completou.

 

Nos faróis, crianças vendem guloseimas. Tem ainda o guardador de carros, o guia turístico, o menino manuseando a enxada cortante no roçado, o engraxate e a irmã mais velha, que cuida do caçula e faz a faxina pesada enquanto a mãe trabalha.

 

Muitas formas de exploração do trabalho infantil, frequentemente admitidas pela sociedade, acabam por torná-lo invisível tanto na cidade quanto no campo. As causas que levam meninos e meninas ás ruas e ao trabalho são muitas, mas o engajamento da sociedade no combate é essencial. Proteger as crianças e os adolescentes é um dever de todos.

 

 

 

 

SICREDI 02