A Secretaria de Educação e Cultura através do Setor de Alimentação Escolar lançou em agosto o projeto de educação nutricional: “Kit itinerante de Educação nutricional”, projeto esse que tem como objetivo incentivar a inclusão dos assuntos referentes à Educação Alimentar e Nutricional aliada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no currículo escolar. Fornecendo materiais para nortear as ações e servir como uma ferramenta de trabalho.
Esse trabalho vai ao encontro com a necessidade de o ambiente escolar contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através de uma alimentação adequada e saudável, sendo de fundamental importância ações educativas que perpassem pelo currículo escolar e que abordem o tema alimentação e nutrição.
O Kit itinerante de Educação nutricional é formado por uma série de materiais didáticos voltados para o tema alimentação: Pirâmide Alimentar, livros infantis, fantoches, gibis, figuras de alimentos, informações nutricionais. Os materiais irão percorrer as escolas e CMEIs municipais para serem utilizados em atividades referentes à alimentação saudável. O projeto foi idealizado e os materiais escolhidos e revisados pelas nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar Naiara Talita Raitz e Solange Pletsch Caldas.
A primeira escola a utilizar o Kit foi a Escola Municipal do Campo Nova Divinéia, onde foi trabalhado com todas as turmas e utilizado diferentes materiais. A escola estava trabalhando com um projeto de horta escolar e o Kit de Educação nutricional veio a complementar o trabalho já em andamento. Também foram trabalhados assuntos como: as propriedades nutricionais dos alimentos, alimentação saudável e não saudável, brincadeiras lúdicas com fantoches, elaboração de textos, teatros, caça-palavras, estudo dos grupos alimentares, leitura, montagem da pirâmide alimentar, desenhos entre outros.
Segue abaixo alguns trechos do relatório das atividades feito pelos professores e equipe pedagógica da Escola Nova Divinéia:
“Os materiais recebidos e utilizados para o desenvolvimento das atividades em sala de aula foram de suma importância para o aprendizado de todos, os quais estão condizentes com o projeto Horta na Escola”.
“A divulgação dos assuntos teve uma boa repercussão, com atividades envolventes em que todos participaram.”
“ os materiais recebidos e trabalhados em sala de aula foram de grande importância para o aprendizado dos alunos do jardim 4 e 5.”
Veja Também:
Na noite desta segunda dia 27, os detentos da cadeia pública do município de pinhão, cavaram um túnel na tentativa de realizar fugas.
Assim que os policiais descobriram o túnel entraram em contato com o comando do 16º Batalhão de Polícia Militar solicitando apoio para realização da operação bate grade.
Na manhã desta terça dia 28, equipes do choque chegarão em Pinhão para realizar a operação e também fazer a contagem dos presos, até o momento deu se a falta de um dos detentos.
Segundo informações do Delegado local a suspeita é de que o detento esteja ainda no túnel, desmaiado ou até mesmo morto, haja vista a grande profundidade do mesmo.
Ao fim da operação o delegado realizará um esclarecimento para a imprensa e para a imprensa, disse que ira informar a qual foi o desfecho desta operação. (Com Valdinei Ferraz)
Veja Também:
No inicio da manhã desta segunda dai 27, o Posto do Bombeiro Comunitário de Pinhão foi acionado para prestar atendimento a uma colisão entre dois veículos na rotatória da Gralha Azul em frente ao supermercado Superpão.
A colisão aconteceu entre os veículos Gol de placas AFF-2951 conduzido por S.M. T, que nada sofreu. A passageira E.A.S de 19 anos apresentava escoriações em face e um ferimento de corte contuso abaixo do olho esquerdo.
O segundo veículo um Celta de placas ASR -1497 conduzido por R.M.A que nada sofreu.
A passageira uma menor de nove anos reclamava de dores na altura da clavícula. As vitimas foram imobilizadas e transportadas para o Posto Central para avaliações médicas. Os veículos tiveram danos de média monta.
Veja Também:
A suspeita de um acordo prévio entre empresários que concorriam a uma licitação no valor de cerca de R$ 500 mil levou à suspensão do processo, em Pinhão.
De acordo com o prefeito Odir Gotardo (PT), a abertura dos envelopes com as propostas aconteceria na manhã da última sexta dia 24, quando denúncias apontaram para indícios do possível acordo.
Os concorrentes ficaram por um tempo reunidos em frente a Prefeitura antes do início da licitação.
Câmeras de segurança registraram a movimentação. “Foi uma movimentação intensa e incomum num processo licitatório”, disse Gotardo. Segundo ele, a concorrência seria para a venda de material de expediente.
De acordo com Gotardo, para prestigiar empresários pinhãoenses, todas as licitações são presenciais, em vez de pregões eletrônicos que possibilitariam a participação de pessoas de fora. “Caso esse crime contra a administração pública fique comprovado será decepcionante”. Segundo o prefeito, se isso acontecer, a licitação será cancelada.
Caso contrário, o processo continuará. Essa não é a primeira vez que a tentativa de acordos escusos prejudicam licitações em Pinhão.
Em 2017 essa manobra ficou comprovada e o processo foi cancelado.
Veja Também:
A Prefeitura Municipal de Pinhão, por meio da Secretaria de Esportes, realizou a substituição dos antigos refletores do ginásio Brolininho (ginasinho), e instalou um moderno sistema de iluminação com lâmpadas de LED.
Professores e atletas que utilizam o ginasinho relatam que as dificuldades com a iluminação antiga começavam quando ocorria um queda de energia, situação que obrigava a paralisação das atividades esportivas por cerca de dez minutos, tempo para que as lâmpadas esfriassem e se acendessem novamente.
Segundo o secretário de esportes Josoel de Moraes, a nova iluminação deve gerar uma economia de 60% na conta de energia. Além disso, é notório o quanto o espaço ficou melhor iluminado.
A ação foi executada com recursos próprios e o investimento foi de pouco mais de 10 mil reais. Agora a Secretaria de Esportes vai elaborar um estudo para a substituição da iluminação do ginasião.
Por assessoria
Veja Também:
Por volta das 17 horas deste sábado dia 25,. a equipe da Defesa Civil, Bombeiros de Pinhão, composta por Fonseca, Taborda e De Godoi, foram acionados e com a viatura auto ambulância 270 se dirigiram até o centro.
No local indicado pela chamada, esquina das avenidas Trifon Hanycz com a XV de novembro, havia uma vitima que sofreu uma queda em via pública.
Ao chegar no local foi confirmado a ocorrência onde a vitima do sexo feminino de iniciais M. G. de 52 anos encontrava se consciente e orientada sentada na calçada, apresentando como principal lesão: luxação com suspeita de fratura em membro inferior direito.
A mulher recebeu os primeiros socorros no local e foi transportada ao hospital para cuidados médicos.
Veja Também:










-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-09-11-20252_large.png)


-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







