A guarnição André, Taborda, Renilson e Matoso, do Posto do Bombeiro Comunitário de Pinhão prestou atendimento no início da tarde de domingo dia 04, a mais um acidente de trânsito na rodovia PR 170 na curva da Ferradura.
O acidente envolveu uma carreta com placas do Rio Grande do Sul, a qual acabou tombando na pista.
O condutor F. D.L. 41 anos teve ferimentos leves e dispensou atendimento. A equipe deixou o local aos cuidados da Policia Rodoviária Estadual. (Com Valdinei Ferraz)
Um homem de 54 anos foi assassinado com três tiros na noite desse domingo dia 04, em Pinhão. De acordo com a filha da vítima, a mãe ligou para ela muito nervosa dizendo que o marido tinha sido atingido por tiros. O crime foi na localidade dos Albinos, interior do município.
Conforme boletim de ocorrência, os policiais encontraram o homem na parte externa da residência. A esposa da vítima, disse aos policiais que há aproximadamente três dias vinha notando que os cachorros da propriedade estavam bravos e latindo muito à noite.
De acordo com a mulher, o mesmo aconteceu na noite desse domingo. Ela disse que o marido saiu para ir ao banheiro que fica na área externa da casa. E logo depois escutou disparos de arma de fogo. Ao abrir a porta, a mulher conta que se deparou com o marido já caído ao chão. Os tiros atingiram o braço, as costas e a cabeça.
Ela relatou à PM que viu três homens encapuzados, um deles de estatura alta. E não soube informar mais detalhes. O corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava. E aguarda identificação oficial para liberação. A polícia investiga o crime.
No próximo dia 03/08, a equipe da Secretaria de Assistência Social leva para a localidade de Arroio Bonito, o Projeto Brincando e Aprendendo, que será destinado à crianças e adultos, com exposição de combate ao trabalho infantil, distribuição de kits escolares, palestras educativas, atendimento com Assistente Social, brincadeiras, cama elástica, danças e muito mais.
As atividades serão realizadas nas dependências da Escola XV de Dezembro, das 9h as 16h, e é aberto à toda comunidade local.
No dia 29 de Setembro acontece a Caminha da Natureza – Circuito da Primavera, no Distrito de Faxinal do Céu.
A largada será as 8h30min em frente ao Clube do Bosque e terá um percurso de 9km, passando por vários lugares lindos na Vila da Copel.
Será servido café da manhã, a partir das 7h, no valor de R$12,00 (doze reais) e o almoço, a partir das 12h, no valor de R$25,00 (vinte e cinco reais). As reservas para hospedagem e alimentação podem ser feitas nos telefones (42) 3309-2332 e (42) 3309-2271.
Além das várias belezas que será possível observar durante o percurso, outro ponto turístico que não pode deixar de ser visitado é o Jardim Botânico, que possui várias espécies de árvores do mundo todo, coleção de cactos e muitas belezas para serem observadas.
No sábado dia 28/09, a tirolesa e arvorismo estará em funcionamento para os participantes da Caminhada da Natureza.
Informações sobre a caminhada podem ser adquiridas pelo telefone (42) 3677-1926, já as inscrições podem ser feitas no site www.ecobooking.com.br
Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos!
A reciclagem reduz de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente diminuindo as retiradas de matéria-prima da natureza, gerando economia de água e energia e reduzindo a disposição inadequada desses resíduos. Além disso, é fonte de renda para os trabalhadores com materiais recicláveis.
O Município de Pinhão, infelizmente tem um histórico complicado na relação com o meio ambiente. Dessa forma cabe a todos nós construirmos o futuro que queremos para que nossos filhos e netos não recebam de nós a herança que recebemos, mais sim que possam receber um lugar em equilíbrio, de bom relacionamento com o meio ambiente. Sendo assim a Secretaria de Meio Ambiente trás as orientações pertinentes à separação dos resíduos sólidos nas residências, lembrando que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do “lixo”.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente as vantagens dessa separação e posterior destinação final adequada são grandiosas. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada.
Como sabemos, nosso Município possui uma UTR – Unidade de tratamento de resíduos licenciada, dando a destinação final adequada, e nos esforçamos para proporcionar a coleta de maneira eficiente. Lembrando que a coleta seletiva abrange 100% do perímetro urbano e diversas rotas do meio rural no qual trabalhamos com a instalação de Eco pontos, para tornar cada vez mais facilitada a coleta. Assim contamos com a colaboração e consciência da população com a separação conforme as orientações que seguem em material explicativo e nos colocamos a disposição pra sanar possíveis dúvidas quanto ao processo.
Separe seu resíduo e garanta seu direito ao Vale Feira. Faça sua adesão todos os sábados na Feira da Agricultura Familiar ou na Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação.
A Secretaria de Educação e Cultura de Pinhão realizou na segunda dia 29, o Encontro Pedagógico para profissionais da rede pública municipal de ensino. O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz Divino Espirito Santo e na Câmara Municipal de Vereadores.
A Solenidade de abertura teve a presença do Prefeito Odir Gotardo, e da secretária de Educação e Cultura Maria Aparecida. Durante a programação também ocorreu o lançamento do livro “A Gota D”Água”.
Segundo a secretária, o objetivo foi promover a integração dos profissionais, troca de experiências, além de propor ações que reflitam na qualidade da educação no município.
“Foi uma oportunidade para trocas de conhecimento e soma de ideias. Temos excelentes profissionais e juntos caminhamos em prol de uma boa educação para os alunos do nosso Município”.










-PortalCantu-21-06-2026_large.png)
-PortalCantu-09-11-20252_large.png)













