Pinhão

Pinhão - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação orienta população sobre a importância da correta separação do lixo

Pinhão - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação orienta população sobre a importância da correta separação do lixo

Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos!

 

A reciclagem reduz de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente diminuindo as retiradas de matéria-prima da natureza, gerando economia de água e energia e reduzindo a disposição inadequada desses resíduos. Além disso, é fonte de renda para os trabalhadores com materiais recicláveis.

 

O Município de Pinhão, infelizmente tem um histórico complicado na relação com o meio ambiente. Dessa forma cabe a todos nós construirmos o futuro que queremos para que nossos filhos e netos não recebam de nós a herança que recebemos, mais sim que possam receber um lugar em equilíbrio, de bom relacionamento com o meio ambiente. Sendo assim a Secretaria de Meio Ambiente trás as orientações pertinentes à separação dos resíduos sólidos nas residências, lembrando que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do “lixo”.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente as vantagens dessa separação e posterior destinação final adequada são grandiosas. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

 

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada.

 

Como sabemos, nosso Município possui uma UTR – Unidade de tratamento de resíduos licenciada, dando a destinação final adequada, e nos esforçamos para proporcionar a coleta de maneira eficiente. Lembrando que a coleta seletiva abrange 100% do perímetro urbano e diversas rotas do meio rural no qual trabalhamos com a instalação de Eco pontos, para tornar cada vez mais facilitada a coleta. Assim contamos com a colaboração e consciência da população com a separação conforme as orientações que seguem em material explicativo e nos colocamos a disposição pra sanar possíveis dúvidas quanto ao processo.

 

Separe seu resíduo e garanta seu direito ao Vale Feira. Faça sua adesão todos os sábados na Feira da Agricultura Familiar ou na Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação.

 

 

 

SICREDI 02