Pinhão - Informações sobre a troca de tiros que deixou um morto
Uma ação policial na madrugada dessa sexta dia 21, em Pinhão, acabou em troca e com uma pessoa morta, identificada pelo Instituto Médico Legal de Guarapuava, como Claudemir Gonçalves Cardoso, de 39 anos.
A ocorrência teve início após os policiais militares receberem uma denúncia amônia relatando que no Assentamento Mato Branco, um homem foragido do sistema prisional, teria furtado cabeças de gado.
A denúncia ainda relatava que visualizou o suspeito e o seu cunhado (também conhecido como sendo o capanga do homem foragido) portando e efetuando disparos com diversas armas de fogo, de vários calibres, em uma prancha de madeira. Denunciou a vítima, que o homem foragido estaria abrigado em uma residência de madeira, na localidade de Mato Branco. Em decorrência do local do fato foi solicitado apoio da equipe suplementar. Mediante a denúncia policiais foram até a localidade de Mato Branco e iniciado as diligências. Foi localizada a residência indicada pela vítima, no entanto, não havia nenhuma pessoa no interior dela. Em continuidade às buscas foram localizados diversos fardos de erva mate nas margens da estrada.
Seguindo na procura dos autores do furto, foi informado pelo mesmo solicitante que ambos estariam vendendo erva mate para outros indivíduos da localidade.
Em contato com populares, foi informado que os suspeitos e o condutor do caminhão, Ford/F4000, na cor cinza, estariam carregando uma carga de erva mate ali na região e que estariam fortemente armados. Em patrulhamento, a equipe visualizou, em sentido contrário, o veículo, dando início à abordagem policial. Constatou-se que o capanga se encontrava na carroceria do caminhão portando uma arma longa. E, o homem foragido, ao perceber a presença da viatura se evadiu do interior do veículo, pela porta do passageiro, efetuando vários disparos de arma de fogo em direção aos policiais e fugiu em direção ao matagal, estes revidaram a agressão na mesma proporção de escalonamento de força. Segundo a polícia, durante a troca de tiros foi dada ordem para que o motorista saísse da cabine do caminhão e se deitasse no chão, o qual obedeceu.
Simultaneamente, o cunhado do homem jogou a espingarda cal. 12 ao chão da carroceria, levantou as mãos na altura dos ombros e ficou de costas para a equipe, no entanto, durante a aproximação dos policiais, ele, no mesmo instante em que abaixava uma das mãos, levando em direção à cintura, girava o corpo de frente para a equipe, onde tentou sacar um revolver. Durante a ação do suspeito um dos policiais deu ordem para que este permanecesse com as mãos levantadas e de costas para a equipe, também gritou para que não sacasse a arma, no entanto, a ordem dada pelo policial não foi acatada. Em resposta à ameaça a equipe, foram realizados disparos de arma de fogo pela equipe em direção a ele, o qual foi alvejado e permaneceu imóvel no local. Por medida de segurança, ainda foi realizado buscas nas proximidades, na finalidade de ter por certo o fim do confronto.
O condutor do caminhão foi algemado, conforme Decreto Lei 8858/2016 e Súmula n° 11 do STF, uma vez que apresentava perigo à equipe policial, bem como foi colocado em local seguro. O rapaz encaminhado, afirmou para a equipe policial que o foragido estava usando um colete balístico por baixo da camisa, porém não soube precisar o nível de proteção. Afirmou também que percebeu um volume no bolso da calça dele, aparentando ser uma arma de fogo.
De imediato, foi informada a Polícia Civil sobre o fato, a qual acionou o IML e a Criminalística. Segundo a polícia, o local foi isolado conforme as medidas necessárias. Foi encontrado pela Polícia Civil um revolver, cromado, cal. 38, modelo Ruby extra, com numeração de série 17644, com capacidade para seis tiros, contendo seis munições intactas da marca CBC SPL, com a pessoa alvejada. Ainda foi encontrada, aos pés dele, uma espingarda, cal. 12, modelo 651, sem marca aparente, com capacidade para um disparo, e carregada com uma munição intacta. E uma touca, de cor cinza com preto, pendurada em sua calça foram encontradas as seguintes munições: cinco munições intactas de cal. 12, e uma munição intacta cal. 38, marca Aguila, uma munição intacta cal. 38, marca Windchester e três munições intactas cal. 38, marca CBC.
O caminhão foi liberado para que o condutor retirasse do local, sendo encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para ser ouvido. Ele foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.