Pinhão

Pinhão - Com mais de 700 famílias inclusas, BUFUNFA completa um ano com muita festa

Pinhão - Com mais de 700 famílias inclusas, BUFUNFA completa um ano com muita festa

A BUFUFA, moeda criada pela atual administração para incentivar a reciclagem do lixo completou um ano com muita festa. As atividades alusivas ao aniversário da ação que virou referência nacional ocorreram na manhã de sábado dia 23, durantes a feira da agricultura familiar de Pinhão. O local foi escolhido para as comemorações pelo fato de que é na feira que as famílias trocam a BUFUNFA por produtos comercializados pelos feirantes.

 

A BUFUNFA hoje é responsável pela geração de emprego em Pinhão. A partir da circulação da moeda na feira, o local teve um aumento do número de feirantes e um incremento na renda de diversos agricultores. Outro ponto é a BUFUNFA é um incentivo a separação de lixo e sendo assim, os resíduos gerados nos lares e no comércio pinhãoense, gera emprego com carteira assinada para 21 famílias da associação de catadores Mãos Amigas.

 

A festa do aniversario da BUFUNFA contou com musica ao vivo, brincadeiras para as crianças e bolo comemorativo, o qual foi saboreado por todos que visitaram a feira e participara da festa.

 

“Com esse projeto ganha o meio ambiente, ganha a agricultura familiar, ganham as famílias que levam alimentos saudáveis para a casa e ganha a economia do município, pois o dinheiro que antes pagava uma empresa para levar o lixo embora, hoje é devolvido para comunidade em forma de BUFUNFA e ainda gera vários empregos na reciclagem do lixo” destacou o prefeito Odir Gotardo.

 

O evento contou ainda com a participação da senhora Jovilde Bellin, que participou de um programa da rede Globo e apresentou ao Brasil a BUFUNFA, dos secretários municipais e vereadores da cidade.

 

“A BUFUNFA deu certo porque a nossa equipe é comprometida, a comunidade entendeu o recado de que precisamos cuidar do meio ambiente e a gestão decidiu encarar de frente a questão ambiental. Portanto é importante destacar que esse projeto foi para frente porque se tornou uma opção de governo” disse Valter Israel, secretário municipal de meio Ambiente, Urbanismo e Habitação.

 

 

 

Por Assessoria

 

 

 

SICREDI 02