Paraná

Vacinação contra a febre amarela aumenta com proximidade do Carnaval

Vacinação contra a febre amarela aumenta com proximidade do Carnaval

Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, mais de 5,8 mil doses de vacina contra a febre amarela foram aplicadas por dia, em Curitiba, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Em janeiro, a média de aplicações foi de 2.480 doses/dia.

 

Somente neste início de ano foram 103.795 doses, o equivalente a 43% das vacinas contra a doença aplicadas durante todo o ano de 2018, quando quase 244 mil pessoas foram imunizadas.

 

O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Dr. Alcides Oliveira, explica que a procura é grande nas Unidades de Saúde, mas todas elas têm doses suficientes para atender a população que procura pela imunização.

 

Segundo ele, “é preciso lembrar que esse é um momento de fazer a vacina para proteção da família porque nesta época de verão há proliferação dos mosquitos nas cidades e nas matas e nós temos que redobrar o cuidado com a prevenção”.


Alcides Oliveira ressalta que Curitiba não registrou nenhum caso da doença, mas a confirmação de pessoas infectadas com o vírus em Antonina e Adrianópolis e a proximidade do feriado de Carnaval, levou a pasta a intensificar a vacinação como medida de prevenção.

 

“Nós estamos com a proximidade do carnaval e aumenta o fluxo de pessoas viajando e pelo menos dez dias antes da viagem, é importante que se faça a vacina. No Estado, dez casos estão sendo investigados, mas nenhum é de Curitiba”, esclarece Alcides Oliveira.

 

A vacina é indicada para quem tem de 9 meses a 59 anos de idade. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer.

 

Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.

 

A vacina está disponível em 110 postos de saúde de Curitiba. Para ampliar a oferta em fevereiro e março, algumas unidades abrem aos sábados para a vacinação, confira o cronograma de vacinação aos sábados. (Com CBN Curitiba)

 

 

 

SICREDI 02