Paraná

Seis candidatos ao Governo do Paraná participam do primeiro debate na TV

Seis candidatos ao Governo do Paraná participam do primeiro debate na TV

Seis dos dez candidatos ao governo do Paraná participaram do primeiro debate das Eleições 2018 na televisão. O encontro ocorreu na sede da TV Bandeirantes, em Curitiba. O debate foi retransmitido para o interior do estado.

 

No encontro, os candidatos apresentaram as propostas sobre combate à corrupção, funcionalismo público, agronegócio, segurança pública, saúde e educação, entre outros.

 

O debate, dividido em cinco blocos, se deu com os candidatos respondendo primeiramente o porquê deveriam ser eleitos e fazendo perguntas entre si. Além das propostas de governo, houve acusações.

 

Participaram do debate os candidatos Cida Borghetti (Progressistas), Doutor Rosinha (PT), João Arruda (MDB), Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL) e Ratinho Junior (PSD).

 

Conforme a emissora, participaram candidatos dos partidos com ao menos cinco parlamentares na bancada federal.

 

No primeiro bloco, todos responderam a mesma pergunta: "Por que você merece o voto dos paranaenses?", no tempo de até 30 segundos, antes do início das rodadas de perguntas entre si. A ordem foi definida em sorteio, segundo a emissora.

 

Ogier Buchi disse que merece o voto porque representa a indignação. "Eu tenho certeza que vou combater a corrupção e vou transformar o Paraná num estado com desenvolvimento sustentável, um estado com justiça social".

 

João Arruda afirmou que merece o voto porque o Paraná parou no tempo. "Sou o candidato da verdadeira oposição. Sou contra os avanços que aconteceram nos bolsos dos paranaenses com o aumento das tarifas de água e de luz, e os impostos abusivos. Eu sou diferente dos outros colegas de bancada, da Cida Borghetti, que é vice do Beto Richa, e do Ratinho Junior, que foi secretário do Beto Richa. Eu sou um candidato de oposição. Se você pensa como eu, agora você tem em quem votar".

 

Professor Piva falou que representa as pessoas que vivem do próprio trabalho. "Eles representam os poderosos. Eu e meus camaradas não temos nenhum envolvimento com roubalheira, com corrupção. Eles são políticos profissionais. Eu pago minhas contas e criei minhas três filhas com meu salário de professor".


Cida Borghetti afirmou que quer o voto para levar o olhar feminino ao governo. "O olhar da mulher, com responsabilidade. Eu gosto de cuidar das pessoas. E com experiência administrativa posso fazer muito pelos paranaenses".

 

Doutor Rosinha disse que conhece o Paraná e o problema do povo paranaense. "Eu conheço o mapa da fome do nosso estado e conheço aqueles que necessitam da saúde pública, da educação pública e da segurança pública. E quero ser o governador justamente para estar ao lado de vocês defendendo o direito de vocês e construindo esse direito".

 

Ratinho Junior falou que o Paraná tem sido governo há 30 anos por duas ou três famílias. "Nós respeitamos, já fizeram sua parte, mas chegou o momento de fazer uma ruptura política aqui no Paraná e no Brasil. Eu represento uma nova geração. Uma nova geração que quer um projeto moderno, um projeto inovador, que acima de tudo tem o olhar humanista para o nosso estado. E é isso que eu vou fazer. Fazer o Paraná ser o estado mais moderno do Brasil".

 

Considerações finais


Nas considerações finais, a ordem escolhida foi a inversa da apresentação dos candidatos, que havia sido definida em sorteio.

 

Ratinho Junior disse que está na política há 16 anos, no quarto mandato. Afirmou que faz política por missão e por gratidão ao estado que foi fundamental para a vida da família dele. Falou que quer ser governador para fazer uma ruptura política, gerando emprego para que as pessoas sejam mais felizes.

 

Doutor Rosinha fez referência o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as políticas públicas de seus governos. Disse que terá políticas públicas voltadas às mulheres, que em seu governo será respeitada a questão de gênero na composição e que terá a Secretaria da Mulher.

 

Cida Borghetti convidou os paranaenses a caminhar com ela e disse que prioriza políticas públicas que atendam todas as demandas da sociedade. Afirmou que aprendeu com o pai que quando não está satisfeita, não deve reclamar, mas fazer melhor. Disse também que, por isso, nunca mais parou de lutar por um Paraná melhor.


Professor Piva pediu aos eleitores que gostaram de suas propostas que não tenham medo de transformar o Paraná. Disse às pessoas que se incomodaram com algumas verdade que disse que não tem nada contra ninguém, mas que representa os mais humildes e simples.

 

João Arruda disse que aprovetaria a oportunidade para se apresentar, que é casado e pai de quatro filhos. Falou da experiência de dois mandatos como deputado federal e que aprendeu muito no Congresso Nacional. Afirmou ser de oposição, mas com os pés no chão, e que não tem medo de intimidação e de notícias falsas.

 

Ogier Buchi agradeceu a solidariedade de todos que torceram para que ele fizesse parte do debate. Afirmou ser diferente e que a indignação dele é também a de cada cidadão com tudo que está acontecendo e precisa ser modificado. Disse que ele será o eleitor no governo do estado. (Com G1)

 

 

 

SICREDI 02