Paraná

Guardas municipais de Cascavel são demitidos por agressão a suspeito

Guardas municipais de Cascavel são demitidos por agressão a suspeito

Os três guardas municipais de Cascavel, no oeste do Paraná, flagrados em um vídeo agredindo um suspeito foram demitidos por determinação do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC).

 

A decisão baseada no parecer da Comissão de Sindicância que apura o caso foi informada nesta quarta-feira (13) e deverá ser publicada no Diário Oficial do Município na quinta (14).

 

Os guardas estavam afastados desde o início de janeiro, quando imagens registradas por câmeras de monitoramento na noite do dia 22 de dezembro de 2018 chegaram até o prefeito. No vídeo, um mototáxi é abordado por um carro da Guarda Municipal. Em seguida, o homem que está na garupa tira o capacete e desce da moto. Com as mãos na cabeça, ele e os agentes conversam e logo começa a receber chutes e socos dos agentes. O homem não reage e continua apanhando até ser colocado no carro.

 

Segundo a Guarda Municipal, ele tinha as mesmas características de um suspeito de ter roubado um carro na região e, de acordo com os agentes, os desacatou ao ser abordado.

 

O agredido, que trabalha como vendedor durante o dia e à noite é garçom e não tem passagens pela polícia, foi levado para a delegacia por desacato e liberado em seguida. Perguntado se ofendeu ou xingou os guardas, ele respondeu: "Em nenhum momento."

 

Investigação

 

Além da investigação interna, um inquérito policial apura o caso. Segundo a Polícia Civil, o processo está sob análise prévia do Ministério Público Estadual (MP-PR). E, assim que for devolvido, a conclusão da sindicância será incluída e os três convocados para prestar depoimento.

 

Na época, o diretor da Guarda Municipal, coronel Avelino José Novakoski, afirmou que a abordagem foi feita corretamente pelos guardas, com base em uma denúncia que tinha sido feita, porém o desfecho não ocorreu de acordo com as orientações que recebem e que, por isso, o caso será investigado.

 

SICREDI 02