Servidores da Sanepar cruzam os braços em ato contra nova escala de trabalho
Servidores da Sanepar realizaram uma manifestação na manhã de quarta dia 18, em Cascavel, contra as novas modificações na escala de trabalho e na manutenção de direitos concedidos aos trabalhadores.
O ato foi organizado pelo Saemac (Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento) que entende que a proposta da empresa vai prejudicar uma parcela bastante significativa dos funcionários.
Segundo o Saemac, a proposta da Sanepar é implantar, a partir de janeiro, a escala 4x2. Com a alteração, os servidores passam a trabalhar quatro dias e folgar dois. Porém a ideia não foi bem vista pelos funcionários, que temem perder o ganho das horas extras nos fins de semanas e feriados.
A outra medida diz respeito ao recadastramento das funções, que segundo o sindicato, pode resultar na perda do acréscimo no salário proveniente de insalubridade e periculosidade. O Saemac afirma que os trabalhadores estão expostos a produtos químicos que a médio e longo prazo podem oferecer riscos a saúde, mas essa situação não é levado em conta.
Em nota o Saemac relata que as modificações trabalhistas são arquitetadas sem passar pelo Acordo Coletivo. A manifestação deve acabar no início da tarde, mas caso não exista acordo entre as duas partes, novos atos estão programados pelo sindicato, que também organizou manifestações em todo o Paraná. (Com Catve)
A Sanepar irá se pronunciar sobre o fato.