Paraná

Programas do Estado são inscritos na 28ª edição do Prêmio Expressão Ecologia

Programas do Estado são inscritos na 28ª edição do Prêmio Expressão Ecologia

Os programas CastraPet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) e Paraná Mais Verde foram inscritos na 28ª edição do Prêmio Expressão Ecologia. Eles são desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à pasta.

 

A premiação anual tem o objetivo de divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar práticas sustentáveis. O órgão ambiental estadual já possui cinco troféus.

 

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, afirma que as premiações que o órgão já recebeu são fruto de um trabalho em prol da sustentabilidade que o Estado busca atingir nos próximos anos.

 

“É um reconhecimento a todo o corpo técnico e do governo estadual. Queremos transformar o Paraná no Estado mais sustentável do Brasil”, disse.

 

CASTRAPET – O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos é executado pela Sedest, com recursos do IAT, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, em parceria com as prefeituras.

 

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da castração como instrumento de controle ético de cães e gatos, evitando o abandono de animais resultantes de ninhadas indesejadas, melhorando o bem-estar e favorecendo a saúde dos animais. O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil.

 

“Empresas especializadas na prestação desse tipo de serviço são contratadas pela Sedest, por meio de processo licitatório, e executam as cirurgias nos municípios conveniados. São os municípios que cadastram animais para o procedimento e estabelecem critérios para esse cadastro”, explica o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

 

Iniciado em 2019, o primeiro ciclo do programa recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Ao todo, 45 municípios foram beneficiados com os recursos.

 

Outros R$ 3 milhões estão sendo destinados ao segundo ciclo do programa, iniciado em 2020, e vão atender, até o final deste ano, 80 municípios. O terceiro ciclo está previsto para acontecer a partir do segundo semestre de 2021.

 

PARANÁ MAIS VERDE – O Paraná Mais Verde é um programa de educação ambiental, com o objetivo de despertar a consciência ecossistêmica na população.

 

Ele apresenta sete linhas de ação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas, Parques Urbanos, Poliniza Paraná e Hortas Urbanas.

 

Todas preveem benefícios ambientais e/ou envolvimento direto ou indireto da sociedade. O programa pretende expor aos paranaenses a necessidade de conservar os recursos naturais, de recuperar áreas degradadas e evidenciar como é possível aliar desenvolvimento econômico e social com aspectos ambientais.

 

“Até agora, já foram doadas mais de 3 milhões de mudas nativas pelo Paraná Mais Verde, equivalente a uma área de restauração de 1.800 hectares, ou seja, aproximadamente 1.800 campos de futebol”, afirmou o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Sharnick.

 

Com a araucária, árvore símbolo do Paraná, foram enriquecidos 367 hectares no Paraná. Os 19 viveiros do Estado produzem mais de 80 espécies de árvores nativas, incluindo ameaçadas de extinção como imbuia, araucária e peroba. É possível fazer a solicitação de mudas pela internet, no site www.iat.pr.gov.br.

 

PRÊMIO – O Prêmio Expressão Ecologia é promovido todo ano, desde 1993, pela Editora Expressão. Ele foi criado um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro (Eco 92), quando a ONU realizou o primeiro evento no Brasil, discutindo questões ambientais.

 

O troféu se tornou a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. Neste ano, as inscrições também estão abertas para o estado de São Paulo, além dos três estados da região Sul.

 

Nas 27 edições, o prêmio registrou 2.920 cases inscritos. As práticas sustentáveis podem ser inscritas até o dia 30 de julho pelo link http://bit.ly/35rwtHI. Com AEN)

 

 

 

SICREDI 02