Cooperativismo em ação: Primato apresenta nova unidade e aposta no potencial de Laguna Carapã

Com nova unidade cerealista e estrutura para insumos, cooperativa reforça presença no Mato Grosso do Sul e investe na parceria com produtores para impulsionar o desenvolvimento regional
Na última segunda-feira (11), a Primato Cooperativa Agroindustrial promoveu uma reunião de negócios em Laguna Carapã (MS), que reuniu diretoria, membros do conselho de administração, parceiros comerciais, produtores locais e o prefeito do município, Itamar Bilibio. O evento foi marcado por diálogo, troca de experiências e pela apresentação da cooperativa a um público considerado estratégico para o agronegócio regional.
O encontro também destacou a importância da nova unidade cerealista e da Casa do Produtor, cuja ampliação será inaugurada em dezembro de 2025. Na primeira etapa, a unidade terá capacidade para receber 330 mil sacas de milho e, na próxima safra, 660 mil sacas de soja.
Fundada em 1997 no oeste do Paraná, a Primato reúne atualmente mais de 11 mil cooperados distribuídos em mais de 330 municípios, atendidos por 51 unidades que oferecem soluções completas para o campo, da produção à comercialização, com qualidade, agilidade e foco em resultados. Além das unidades no Paraná, a cooperativa já atua no Mato Grosso do Sul, onde mantém, em Dourados, uma indústria de ração e uma multiplicadora de leitões.
Durante a reunião, a mensagem institucional foi clara: a chegada da Primato a Laguna Carapã significa mais oportunidades, desenvolvimento e solidez para o mercado agrícola local. “Estamos aqui porque acreditamos que grandes conquistas se constroem em parceria. E é com esse espírito cooperativista que queremos dizer: Laguna Carapã agora também faz parte do Universo Primato. Nosso propósito é produzir alimentos saudáveis, por meio da cooperação, inovação e sustentabilidade, gerando valor para os cooperados, colaboradores e para toda a sociedade. Isso só é possível porque contamos com uma equipe técnica preparada, pronta para atender, ouvir e apoiar o produtor em todas as etapas”, afirma o presidente da Primato, Anderson Léo Sabadin.
O gerente agrícola da unidade cerealista de Laguna Carapã, Dionei Antonio Hahn, destacou que a nova estrutura trará ganhos concretos para a logística e para o atendimento ao produtor. “A nova estrutura da Primato em Laguna proporcionará ao produtor mais agilidade no recebimento de grãos. É uma região com potencial produtivo muito grande e, quando temos uma safra boa, como a deste ano, registramos filas de até dois dias nas unidades de recebimento. A nova instalação permitirá maior fluxo, o que ajuda muito o produtor”, explicou.
Segundo Hahn, a unidade também oferecerá insumos agrícolas com condições diferenciadas, além de assistência técnica qualificada. “O produtor terá mais uma opção na hora de fechar suas compras.
A cooperativa oferece possibilidade de troca de insumos por grãos, com valorização interessante devido à industrialização que temos. Já estruturamos quatro agrônomos para atender todo o município e região. Essa assistência técnica é um ponto importante. Em cerca de 20 dias de operação, já recebemos quase 100 mil sacas de milho, o que mostra a confiança do produtor e a segurança que a Primato traz ao município”, ressaltou. Ládia Inês Kohler Kliemann, membro do conselho de administração da Primato e coordenadora do Comitê da Mulher Primato, reforçou que a instalação da unidade cerealista é estratégica para o futuro. “Um dos fatores mais estratégicos para a instalação em Laguna Carapã é a possibilidade de expansão na área de grãos. Há muita terra a ser produzida e a Primato enxergou essa necessidade. Pedimos que abracem a unidade e façam jus ao investimento que a cooperativa está realizando. Talvez, no futuro, possamos ter também produção de suínos, aves e tilápias, fortalecendo ainda mais a economia local”, salientou.
Ela também celebrou a participação feminina e familiar no evento: “Fiquei muito feliz em ver a presença das mulheres nessa reunião de negócios. Quando a mulher participa da propriedade, ela constrói junto uma estrutura mais firme e produtiva. Tivemos crianças presentes, que podem ser os sucessores do amanhã. Agradecemos a presença das famílias, pois acredito que esse é o caminho para o nosso futuro”.
O prefeito Itamar Bilibio também participou do evento, reforçando a importância de parcerias sólidas entre cooperativas e produtores para o desenvolvimento da região. A Primato, por sua vez, intensifica o compromisso de caminhar lado a lado com os agricultores, fortalecendo a produção, a rentabilidade e o cooperativismo em Laguna Carapã.
Por assessoria