Paraná

PR é estado com maior índice de produtividade agrícola

PR é estado com maior índice de produtividade agrícola

Dados do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola divulgados pelo IBGE mostram que o Paraná é o estado da federação que apresenta o maior índice de produtividade agrícola. Um exemplo desse volume de produção é a colheita do milho, que só na primeira safra passou de dois milhões de toneladas.

 

O chefe do Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura, Marcelo Garrido, explica que apesar da diminuição do volume em relação ao ano passado, a produtividade do estado é melhor em relação aos outros estados. Isso acontece porque o agricultor paranaense investe em tecnologias para um bom desempenho, apesar dos períodos de secas e de excesso de chuva.

 

Ainda é muito cedo para prever como será a safra neste segundo semestre, já que grande parte dela ainda está no campo. No entanto, já se sabe que o baixo volume de chuva no interior do Estado deve impactar a colheita.

 

As produções estaduais de aveia, centeio, fumo, laranja, milho e trigo correspondem a mais de 17% da safra de grãos do País, mesmo que os plantios só ocupem 2,3% do território nacional. O rendimento por hectare na lavoura de laranja alcança 37.085 quilos por hectare no Estado, 36,7% acima da produtividade média brasileira.

 

No caso do milho da primeira safra, a produtividade paranaense de 8.745 quilos por hectare é 73,9% superior ao índice observado no País (5.029 quilos por hectare). Em relação ao triticale (híbrido de trigo e centeio utilizado principalmente na alimentação animal), fumo, aveia e centeio, os rendimentos médios obtidos no Estado suplantam em 16,5%, 15,6%, 19,1% e 20,4%, respectivamente, as médias registradas no Brasil.

 

Em volume de produção, o milho da primeira safra alcançou 2.887.598 toneladas colhidas em 2018, enquanto a laranja atingiu a produção de 833.660 toneladas. Nos casos do fumo e da aveia, os volumes colhidos devem alcançar 190.254 e 166.991 toneladas, respectivamente. Na sequência, triticale e centeio, com produções de 28.675 e 6.349 toneladas, completam a lista. (Com CBN)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02