Paraná

População pode acessar documentos do Arquivo Público do Estado

População pode acessar documentos do Arquivo Público do Estado

Pesquisadores e a população em geral podem ter acesso ao acervo do Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap), que agora destaca um item periodicamente por meio do projeto “Documento do Mês”. O intuito é e divulgar pesquisas importantes que ajudam a contar a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil. Outro objetivo é trazer pesquisadores mais perto desses documentos.

 

“Quando pensamos na elaboração deste projeto, tivemos como objetivo divulgar paulatinamente o vasto e rico acervo existente no Departamento de Arquivo Público do Paraná, cujo recorte temporal é do final do século XVII até o início do século XXI, e possui inúmeras curiosidades e informações que dialogam com a história regional e nacional”, disse a diretora Isabela Resende Damiani.

 

“Acreditamos que os pesquisadores possam encontrar novas possibilidades para suas investigações, assim como os membros da comunidade podem se identificar com as informações e aumentar o seu conhecimento sobre o Arquivo Público em si, além da própria história local”, afirmou Isabela.

 

Criado em julho deste ano, o projeto já divulgou documentos que contam um pouco da história do Farol da Ilha do Mel e sobre o atletismo brasileiro juvenil, com notas feitas pelo professor de Educação Física Germano Bayer, que atuou no Colégio Estadual do Paraná e dedicou-se ativamente à educação básica do Estado.

 

Divulgou também conteúdo sobre a Ilha das Cobras, situada na Baía de Paranaguá, e sua importância como ponto estratégico para combater a entrada de epidemias na Província pelo Porto de Paranaguá.

 

MIS-PR inaugura sala interativa com estética dos anos 80 e 90
O Arquivo Público foi criado em 1855, tendo seu nome alterado algumas vezes e passado por diferentes secretarias do Estado, pertencendo hoje à Secretaria estadual da Administração e da Previdência. Atualmente, além de reunir a documentação referente à memória do Poder Público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado.

 

“Sabemos da importância fundamental da conservação desses documentos e como são importantes para contar a história do Paraná. O objetivo é que o acesso às informações de interesse da administração pública e do cidadão seja rápido e seguro”, ressaltou o secretário da Administração e Previdência, Marcel Micheletto.

 

ACESSO – Para visualizar o projeto “Documento do Mês”, acesse este SITE.

 

O Deap fica em Curitiba, na Rua dos Funcionários, 1796, no bairro Cabral, e está aberto para atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O atendimento ocorre de forma remota e presencial.

 

O interessado pode entrar em contato por telefone ou e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.| Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (41) 3352-2299) ou ir pessoalmente ao Arquivo Público. Para pesquisar presencialmente é necessário agendar previamente, via e-mail. (Com AEN)

 

 

 

SICREDI 02