Paraná

Polícia Civil inicia trabalho de correição nas delegacias do Paraná

Polícia Civil inicia trabalho de correição nas delegacias do Paraná

A Polícia Civil deu início nesta , o trabalho de correição presencial em delegacias do Estado. O controle interno tem caráter preventivo contra irregularidades que possam ocorrer nas atividades de polícia judiciária e investigativa e tem como um dos objetivos acompanhar a prestação dos serviços à comunidade, como a condução de inquéritos.

 

O delegado-geral, Silvio Jacob Rockembach, afirma que as correições vão ao encontro da modernização que o atual governo vem implementando. Após o trabalho de levantamento de dados e problemas nas unidades policiais, Rockembach prevê mudanças. "A intenção é orientar os policiais quanto às atividades e a partir dessa identificação vamos otimizar esses processos internos para melhorar o atendimento à população e ampliar a nossa capacidade e velocidade de resposta em relação à solução de crimes pela Polícia Civil", explicou.

 

O corregedor-geral da PCPR, Marcelo Lemos de Oliveira, explica que desde o início do ano o departamento trabalha na criação de um protocolo que permita verificar aspectos diversos nas delegacias. O documento inédito prevê obter dados da estrutura física, como mobiliário, viaturas, armamento, estrutura de pessoal, como número de servidores, presos, além de índices de produtividade em relação aos serviços básicos prestados à população.

 

Oliveira avalia que o protocolo permitirá padronizar os dados encontrados nas delegacias e cobrar soluções. Vamos comunicar com antecedência às autoridades policiais e outros órgãos para fazer as correições. Se forem constatadas eventuais irregularidades vamos cobrar para que problemas sejam sanados em até 90 dias, para que a qualidade no serviço prestado à população seja garantida, afirma o corregedor geral.

 

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, afirmou que este programa de correição da PCPR, vem ao encontro das diretrizes traçadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A medida adotada precede e prepara o ambiente da Polícia Civil para receber as metodologias do Programa de Integridade e Compliance do Estado, medida proposta no plano de governo e determinada pelo governador, disse.

 

A portaria publicada no dia 16 de abril no Diário Oficial determina que cada delegado-chefe deverá reservar espaço adequado e reservado ao trabalho da Corregedoria da PCPR, que deverá permanecer por cinco dias até à conclusão do serviço. As correições serão ordinárias, mas também podem ser extraordinárias, quando têm caráter mais urgente.

 

Também serão informados sobre a correição, delegados divisionais, magistrados e membros do Ministério Público das comarcas e integrantes do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp).

 

CRONOGRAMA - A primeira visita do calendário será, hoje (6), no 13º Distrito Policial da Capital, localizado no bairro Tatuquara, em Curitiba. A segunda unidade a receber a equipe correcional será a Delegacia da PCPR em Fazenda Rio Grande, no dia 13 de maio, seguida pela Delegacia da Polícia Civil em Pontal do Paraná e o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes em Paranaguá, ambas no dia 20, e a Delegacia da PCPR em Santa Helena, no dia 27. (Com Catve)

 

 

 

 

 

SICREDI 02