Paraná é reconhecido como o 1º estado do mundo a adotar os ODS
O Paraná foi reconhecido como o primeiro Estado do mundo a aderir às metas globais definidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento sustentável, nesta quinta dia 14.
O governador Beto Richa esteve no World Family Summit 2017, em Genebra, para receber o prêmio pelas boas práticas adotadas.
"Ao adotar a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) como referenciais estratégicos para o Paraná estamos buscando cumprir a nossa parte de tornar o planeta um lugar melhor para todos", afirmou Richa durante encontro, reforçando o empenho do governo para que todas as cidades do Paraná sigam alinhadas com os mesmos propósitos.
Veja Também:
O evento realizado na Suíça reuniu lideranças globais para debater ações e trocar experiências com o foco na atenção à família e à erradicação da pobreza.
Rede
Durante a cúpula, o governador compartilhou como o Paraná atua na implantação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Entre as ações está a criação de uma rede de parceiros do governo, com o envolvimento de empresas, universidades e organizações civis, com o propósito de incorporar as metas do Estado, incentivando os municípios a fazer o mesmo e estimulando líderes públicos a participar.
Não foi a primeira vez que o Paraná foi reconhecido por seu projeto para alcançar as metas. Neste ano, o Estado teve a chancela do Programa Cidades do Pacto Global da ONU para mobilizar a sociedade em torno dos objetivos desta iniciativa internacional; e também foi reconhecido pela Rede Latino-americana do Pacto Global durante um evento em Quito, no Equador.
Escritório
Em outubro, o Paraná instalou um escritório do Programa Cidades para a Região Sul do Brasil. O acordo foi firmado pelo governador Beto Richa e a diretora do programa, Elizabeth Ryan, para fomentar o ODS, em nível local e regional.
O espaço funciona na sede da Copel, em Curitiba. "Este escritório vai ao encontro aos objetivos da Copel. Ele constitui um modelo do que a ONU pretende implantar em todo o mundo, afirma o presidente da empresa, Antonio Guetter.
Agenda 2030
O World Family Summit é resultado de um histórico seminário sobre desenvolvimento sustentável da ONU, realizado em setembro de 2015. No encontro, 193 líderes mundiais aprovaram a Agenda 2030, com 17 objetivos e 169 ações para mobilizar todos os setores da sociedade no combate à pobreza e às desigualdades sociais. (Com AEN)