Paraná

Operação resgata 72 cães em situação de maus tratos

Operação resgata 72 cães em situação de maus tratos

Uma operação contra uma rede de pet shops de Curitiba, deflagrada na manhã desta terça dia 13, pela Polícia Civil, resultou na apreensão de 72 animais em endereços de Curitiba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde fica o canil da empresa. A ação, coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), apura suspeitas de maus tratos e de crimes contra as relações de consumo.

 

As apreensões foram realizadas em cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão. Segundo o delegado Matheus Laiola, da DPMA, durante o crumindo das ordens judiciais foram encontradas irregularidades, como locais e condições de saúde inadequados. Os três proprietários da rede foram encaminhados para a delegacia, onde foram autuados e liberados em seguida.

 

“Conseguimos colher elementos de que realmente essa empresa tem fortes indícios de que pratica crimes contra a relação de consumo e também situação de maus-tratos, tanto é que os três donos estão sendo autuados por isso”, afirmou Laiola, revelando ainda que as investigações começaram há três meses, após denúncias de um ex-funcionário. Clientes da empresa também foram ouvidos.

 

Segundo a Polícia Civil, há indícios de que os animais eram submetidos a condições degradantes de sobrevivência, como passar fins de semana sem alimentação e higiene adequadas. Além disso, as investigações também apontam que o grupo utilizava a estrutura e a fama consolidada para enganar ois clientes, que compravam animais a alto curso acreditando na boa procedência. Contudo, recebiam cães, na maioria das vezes, doentes e com certificado falso de registro de raça pura, conforme a polícia.

 

Laiola informou que a polícia vai apurar a conduta da empresa responsável pela emissão dos pedigrees dos animais na Grande Curitiba. Há a suspeita de que os certificados de linhagem eram emitidos sem contato direto com o animal, apenas por meio telefônico.

 

Sócios e funcionários da empresa, informa ainda a Polícia Civil, são suspeitos de crimes como maus-tratos a animais, estelionato e falsificação de documentos privados.

 

Animais resgatados recebem cuidados especiais


Os cães resgatados pela Polícia Civil da rede de pet shop agora estão sendo tratados por especialistas, com cuidados especiais com a saúde. 50 dos 72 cães, inclusive, foram levados para a Clínica da Casa do Produtor, a Vet Produtor, onde tomaram banho e receberam medicamentos. Estão sendo tratados pela clínican particular todos os animais que precisam de atendimento especializado.

 

Embora inicialmente tenham sido resgatados 72 cães, o número ainda pode subir. Isso porque entre os resgatados estão cadelas prenhas, o que significa, segundo a Casa do Produtor, que o número de animais resgatados pode até mesmo dobrar. (Com Bem Paraná)

 

 

Hashtag:
SICREDI 02