Paraná

Novo território turístico valoriza belezas, eventos e o agronegócio do Oeste do Paraná

 Novo território turístico valoriza belezas, eventos e o agronegócio do Oeste do Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), implantou oficialmente nesta quinta-feira (4) o Território Turístico Riquezas do Oeste, marcado pela força do agronegócio, por tradicionais eventos culturais, gastronômicos e automobilísticos que atraem visitantes e movimentam a região. A solenidade foi em Cascavel, com a presença de representantes municipais do Estado, empresários e lideranças de diversos setores.

Com a oficialização, a região turística passa a integrar o programa “18 Territórios, um só destino”, do Governo do Estado, desenvolvido pela Setu e que busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior do Paraná, mapeando e organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando Parcerias Público-privadas.

O novo território abrange 32 municípios, incluindo Cascavel, Toledo, Corbélia, Maripá, Nova Aurora, Capitão Leônidas Marques, Palotina, Quedas do Iguaçu. Um grande destaque é a diversidade econômica da região: do cultivo de flores, com destaque em Corbélia e Maripá, à agroindústria familiar em Nova Aurora; da piscicultura às atrações gastronômicas, como o tradicional Porco no Rolete, em Toledo.

O eixo Cascavel-Toledo é reconhecido como referência em tecnologia e inovação no agronegócio, sediando eventos de destaque nacional e internacional. O Show Rural e a Expovel, em Cascavel, e a Expotoledo, anuaalmente, atraem milhares de pessoas e muitos investimentos.

No setor automobilístico, provas de rally, arrancadões e a Fórmula Truck atraem entusiastas, consolidando o Paraná no cenário nacional nesta categoria

O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, enfatizou a visão estratégica por trás da iniciativa. "Este é um marco para o Paraná, um passo fundamental na nossa visão de integrar e valorizar as singularidades de cada região”, disse.

“O Território Riquezas do Oeste simboliza a sinergia entre o agronegócio, a tecnologia e o turismo, mostrando o imenso potencial de desenvolvimento regional quando trabalhamos em conjunto. Nossa meta é transformar essa riqueza local em prosperidade compartilhada para todos os 32 municípios envolvidos, gerando emprego, renda e qualidade de vida", afirmou Paranhos. 

Ele ressaltou que o programa “18 Territórios, um só destino” não só mapeia e organiza roteiros inéditos, mas também reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento econômico sustentável, com novas frentes de oportunidades de renda para a população.

BELEZAS NATURAIS – Os atrativos naturais também merecem destaque na região. A represa de Salto Caxias, em Capitão Leônidas Marques, e a represa do Baixo Iguaçu, entre Capanema e Capitão Leônidas Marques, oferecem paisagens encantadoras e oportunidades de lazer, pesca e esportes náuticos, além de condomínios às margens do Rio Iguaçu que reforçam o potencial turístico local.

O prefeito de Cascavel, Renato da Silva, anfitrião do evento, celebrou a escolha da cidade para a integração do território e o impacto da iniciativa. "A iniciativa tirou a poeira de nossas riquezas adormecidas. O turismo é a indústria da riqueza e da felicidade”, disse.

"Temos muita força, que estava dispersa, e precisávamos de alguém que puxasse a fila. Ao criar esses territórios, criamos comunidade e não concorrência, o que fortalece a todos”, afirmou o prefeito.

A presidente da Adetur Riquezas do Oeste, Josi Daiane Borell, afirmou que a oficialização do território era muito esperada. “O turismo é uma fonte de renda, e todo prefeito que reconhece isso só tende a crescer”, afirmou.

TODOS OS MUNICÍPIOS – Além de Cascavel, Toledo, Corbélia, Maripá, Nova Aurora, Capitão Leônidas Marques, Palotina, Quedas do Iguaçu, também integram o Território Turístico Riquezas do Oeste os municípios de Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão do Alto Iguaçu, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Iguatú, Ibema, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Quatro Pontes, Santa Lúcia, São Pedro do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Tupãssi e Vera Cruz Do Oeste.

TERRITÓRIOS – A implantação dos territórios foi viabilizada pelo Decreto Estadual nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”. Esta ferramenta permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e a desburocratização dos processos de fomento, consolidando o compromisso do estado com o desenvolvimento do setor.

 

 

 

 

 

Por - AEN

SICREDI 02