Motoristas poderão acessar a CNH Digital a partir de fevereiro
A partir de fevereiro, os condutores paranaenses poderão acessar, pelo celular, a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH-e.
O documento tem a mesma validade e valor jurídico do modelo impresso, além de representar maior comodidade e segurança ao motorista. De acordo com o diretor geral do Detran, Marcos Traad, a CNH eletrônica armazena todas as informações do documento tradicional, mas é preciso ficar atento ao funcionamento do celular.
Em uma fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o motorista não está de porte do documento, o que gera multa. Mesmo com bom funcionamento do sistema e do recurso, a orientação do Detran é que o condutor continue usando também a CNH impressa.
A carteira eletrônica pode ser acessada offline, sem necessidade de conexão com a internet, mas não é possível acessar mais de uma CNH em um único dispositivo. A adesão é opcional e pode ser feita através de um cadastro no Portal de Serviços do Denatran.
Veja Também:
Depois, a visualização é feita por um aplicativo gratuito, que pode ser baixado nos aparelhos com sistema Android e IOS.
O serviço só está disponível para motoristas que tenham a versão da CNH impressa com o QR Code na parte interna. O código escaneável em aparelhos eletrônicos é encontrado nas CNHs emitidas a partir de 02 de maio de 2017.
Quem não tem esta versão impressa, pode emitir a segunda via do documento, que custa 82 reais e 36 centavos, ou esperar o prazo de renovação da habilitação. Para iniciar o passo a passo para pedir a CNH Digital acesse o site www.denatran.gov.br. (Com AEN)