Paraná

Morre primeira vítima de febre amarela no Paraná em 2019

Morre primeira vítima de febre amarela no Paraná em 2019

Um homem de 64 anos, morador de Morretes, no Litoral do Paraná, morreu em um hospital de Curitiba em decorrência da febre amarela nesta quarta dia 06.

 

O idoso procurou atendimento médico ainda na cidade litorânea, passou por exames e na sequência havia sido transferido para Curitiba de helicóptero. As confirmações de que se tratava de um caso febre amarela e de que o paciente veio a falecer foram repassadas à Gazeta do Povo pela secretaria de Saúde de Morretes, Lúcia Shingo.

 

A vítima morava na localidade rural de Candonga, em Morretes. Segundo a secretária, o município havia notificado a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) sobre o caso suspeito de febre amarela. Além da transferência para Curitiba, uma amostra de sangue foi enviada para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para ser analisado. As confirmações oficiais do estado do Paraná do caso e da morte devem ocorrer somente na quinta dia 07.

 

Lúcia ressalta que todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos têm orientação para tomar a vacina contra a febre amarela gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Em Morretes, são nove postos de saúde, que funcionam das 8 às 12h, e das 13h às 17h – Centro, Sambaqui, Anhaia, Rodeio, Candonga, Porto de Cima, Carambiu, Porto de Cima e América de Baixo . Pessoas a partir das 60 anos precisam apresentar uma prescrição médica que as liberem para ser imunizadas. Com esse documento, receberão a vacina normalmente.

 

A prefeitura de Morretes ainda informa que na região de Candonga, onde vivia o homem que morreu nesta quarta-feira, está sendo intensificada a vacinação com o encaminhamento de equipes especializadas.

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02