Paraná

Mais de 30 instituições devem aderir à Cátedra Araucária para o desenvolvimento sustentável

Mais de 30 instituições devem aderir à Cátedra Araucária para o desenvolvimento sustentável

O Seminário de Lançamento da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio (América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa) acontecerá de 30 de maio a 2 de junho.

O evento, que será online, deve contar com a participação de mais de 30 instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), que apresentarão suas iniciativas relacionadas ao tema.

O principal objetivo da Cátedra Araucária é estimular e integrar as pesquisas científicas e a inovação técnica focadas no desenvolvimento territorial sustentável, tendo como referência geopolítica o Eixo Capricórnio em um contexto de mudanças climáticas e de transformação digital.

“Estamos mobilizando instituições de todas estas regiões para que tenhamos uma rede integrada para a identificação de projetos de pesquisa e a organização de uma governança transfronteiriça, para avançarmos em ações que contribuam para o desenvolvimento territorial sustentável”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

A Cátedra é uma iniciativa da Fundação Araucária e do Institute Mines Télécom d’Alés – IMT Mines Alès, na França. Adriana Brandt, uma das organizadoras do evento e membro do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Trinacional, explica que trata-se de um dispositivo inovador de colaboração internacional.

“Implica, portanto, no comprometimento dos parceiros com o desenvolvimento de uma rede intersetorial e multidisciplinar, que buscará desenvolver pesquisa e ensino voltados ao desenvolvimento territorial sustentável pautados nos 5 Ps (planeta, pessoas, prosperidade, paz e parcerias). Parte-se do princípio de que com a Agenda 2030 o mundo está em transição para um modelo de desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

A iniciativa é fundamentada na "teoria dos commons", engenharia e gestão do conhecimento e educação digital. Passa pela construção conjunta de formações inovadoras, por avanços dos conhecimentos sobre resiliência territorial, interoperabilidade, mudanças climáticas, cidades das próximas gerações, paradiplomacia, infraestrutura e logística sustentáveis (entre outros temas), até mesmo a constituição de clusters – de empresas, por exemplo, e também de pesquisas aplicadas.

A partir da criação da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio e o estabelecimento de sólidas relações acadêmicas, a proposta é que os resultados dos trabalhos resultem na publicação de um livro sobre a situação atual do desenvolvimento territorial sustentável das cidades, províncias ou regiões ao longo do Eixo Capricórnio.

No dia 3 de junho, representantes das instituições participarão da cerimônia para a assinatura do documento de criação oficial da Cátedra no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.

De 30 de maio a 1° de junho o seminário online acontece das 9h às 12h e no dia 2 de junho das 8h30 às 12h. Clique AQUI para fazer a inscrição.

A programação completa estará disponível em breve no site da Fundação Araucária.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Hashtag:
SICREDI 02